Lewandowski cobra Alcolumbre sobre a sabatina de Mendonça
Ministro do STF pediu ao senador que envie informações sobre o caso
Henrique Gimenes - 21/09/2021 20h39 | atualizado em 22/09/2021 09h51
Nesta terça-feira (21), o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) envie à Corte as informações sobre a sabatina de André Mendonça. Alcolumbre é o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e o responsável por marcar a data do procedimento.
Ex-advogado-geral da União, Mendonça foi indicado em julho pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar a vaga deixada pelo ministro Marco Aurélio de Mello no STF. Mas, desde então, seu nome não passou pelo primeiro passo para ingressar na Corte, já que Alcolumbre ainda não definiu a data da sabatina.
O pedido de Lewandowski foi feito após os senadores Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Jorge Kajuru (Podemos-GO) acionarem o STF cobrando uma definição para o caso.
Para os parlamentares, “não existe motivo republicano” para a demora de Alcolumbre em marcar a sabatina e o atraso configura “flagrante e indevida interferência no sadio equilíbrio entre os Poderes, na medida em que inviabiliza a concreta produção de efeitos que deve emanar do livre exercício de atribuição típica do presidente da República”.
O ministro deu um prazo de cinco dias para Alcolumbre enviar as informações.
Leia também1 Lewandowski é sorteado para analisar pedido por sabatina
2 Senadores acionam o STF para exigir sabatina de Mendonça
3 Fux tenta "destravar" sabatina e liga para Pacheco e Alcolumbre
4 Feliciano critica Alcolumbre por 'atrasar' sabatina de Mendonça
5 Pacheco diz esperar sabatina de Mendonça "o quanto antes"