Leite: “Arrogância aproxima bolsonarismo do petismo”
Governador do RS reagiu a uma fala do ex-presidente
Monique Mello - 01/11/2024 18h10 | atualizado em 01/11/2024 19h29
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), reagiu a uma declaração do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por sua plena confiança na corrida presidencial de 2026, embora esteja atualmente inelegível em razão de decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Leite apontou que que a “arrogância” impede Bolsonaro de perceber que criou ambiente para o retorno de Lula à Presidência da República.
– A arrogância é uma característica que aproxima muito estes dois polos, o bolsonarismo e o petismo. E torna incapaz ao ex-presidente e seus apoiadores perceber que foi justamente o Bolsonaro, com suas atitudes na Presidência da República, que criou o ambiente para a volta de Lula – afirmou à CNN Brasil nesta sexta-feira (1º).
A fala de Bolsonaro que gerou a reação do tucano foi em entrevista à revista Veja, o líder conservador reforçar que ele é o postulante mais competitivo do espectro político de direita na disputa com Lula pelo Planalto, mesmo com muitos nomes proeminentes.
– Falam em vários nomes, Tarcísio, Caiado, Zema… O Tarcísio é um baita gestor. Mas eu só falo depois de enterrado. Estou vivo. Com todo o respeito, chance só tenho eu, o resto não tem nome nacional. O candidato sou eu – declarou.
Perguntado sobre se acredita que conseguirá reverter a inelegibilidade declarada pelo TSE, Bolsonaro citou algumas alternativas, como medidas no Parlamento e no Supremo Tribunal Federal (STF), e disse estar “preparado para qualquer coisa”. Ele também afirmou que pretende “esperar o último momento para registrar a candidatura”.
Até o momento, Eduardo Leite é o cotado para a disputa presidencial pelo PSDB, se não acontecer algo de diferente no reino dos tucanos até 2026.Leia também1 Jair Bolsonaro sobre as eleições de 2026: "O candidato sou eu"
2 PF: Conclusão de inquérito sobre Bolsonaro e 8/1 sai neste mês
3 "Quando eu apoiei Bolsonaro, o inferno se levantou contra mim"
4 Sob Lula, despencam as operações da CGU no combate à corrupção
5 Bolsonaro elegeu mais prefeitos em grandes cidades que Lula