Leia a íntegra do relatório de Eliziane Gama sobre Mendonça
Sabatina de André Mendonça para uma vaga no STF será realizada nesta quarta-feira
Henrique Gimenes - 30/11/2021 15h49 | atualizado em 30/11/2021 16h27
Nesta quarta-feira (1º), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado irá realizar a sabatina de André Mendonça para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A relatora da sabatina é a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), que apontou que Mendonça atende aos “requisitos constitucionais previstos no art. 101 da Constituição”.
Mendonça foi indicado por Bolsonaro em julho para ocupar a vaga deixada pelo ministro Marco Aurélio de Mello no STF. Mas, desde então, seu nome não passou pelo primeiro passo para ingressar na Corte, já que o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente da CCJ, ainda não havia definido a data da sabatina. Na semana passada, no entanto, o senador acabou “cedendo” e marcou o procedimento para a próxima quarta.
Assim como Mendonça, Eliziane Gama também é evangélica e afirmou, em seu relatório, que a sabatina ainda servirá para superar “preconceitos” contra os evangélicos.
– Desde a indicação do senhor André Luiz de Almeida Mendonça, assistimos a uma quantidade significativa de questões envolvendo sua vertente religiosa, fazendo-a se sobrepor ao debate da exigência constitucional do notório saber jurídico e da reputação ilibada […] Nesse sentido, ao se escolher um ministro para a Suprema Corte, devemos nos ater à preservação do estado moderno, laico e democrático. É importante salientar, com ênfase e vigor, que a Reforma Protestante foi um vetor fundamental para a construção da democracia ocidental, tal como a conhecemos hoje – disse a senadora no documento.
Como a votação é secreta, Eliziane Gama não apresentou seu voto, mas explicou que a CCJ “tem plenas condições de opinar informada e ponderadamente sobre a indicação do Sr. André Luiz de Almeida Mendonça ao cargo de ministro do STF”.
A íntegra do relatório pode ser vista aqui.
Leia também1 Luiz Fux faz sua "aposta" para votação de André Mendonça
2 Relatora dará parecer favorável à indicação de Mendonça ao STF
3 Com STF desfalcado, Fux decide que empate não absolve réu
4 Bolsonaro recebe Alcolumbre às vésperas de sabatina
5 Jair Bolsonaro grava vídeo e pede votos para Mendonça no STF