Leia também:
X Oposição cobra explicações de Viana sobre nomeações à Apex

Lavrov: Brasil e Rússia possuem visões similares sobre o mundo

Chanceler russo encontrou-se com seu homólogo brasileiro no Itamaraty

Thamirys Andrade - 17/04/2023 16h45 | atualizado em 17/04/2023 17h23

Ministros das Relações Exteriores da Rússia e Brasil, Sergey Lavrov e Mauro Vieira Foto: EFE/André Borges

Em discurso à imprensa em Brasília nesta segunda-feira (17), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, declarou que o seu país e o Brasil compartilham visões similares em relação ao cenário global.

A fala, que foi proferida logo após encontro com o seu homólogo brasileiro, Mauro Vieira, pode ser encarada como referência à guerra que o país trava com a Ucrânia desde fevereiro de 2022.

– Conversamos sobre temas relevantes na agenda internacional, considerando que as visões do Brasil e da Rússia são similares em relação aos problemas que acontecem no mundo. Os dois países são unidos pelo desejo de contribuir para um mundo mais democrático e multipolar, baseado nos princípios legais de soberania e igualdade entre os Estados – declarou Lavrov, segundo informações do Metrópoles.

O chanceler russo encontrará o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) às 17h, no Palácio da Alvorada. Durante sua visita à China, o petista fez declarações contra a postura dos Estados Unidos e da Europa na guerra ao ajudar a Ucrânia a se defender.

Para Lula, os EUA encorajam o conflito, e o país comandado por Volodymyr Zelensky também tem parte da culpa pela guerra.

Após se reunir com Lavrov nesta segunda, o ministro Mauro Vieira criticou as sanções que foram aplicadas por vários países contra a Rússia em função do confronto no leste europeu e renovou sua “disposição brasileira em contribuir com uma solução pacífica para o conflito”.

Lavrov, por sua vez, também demonstrou apoio ao Brasil ao defender que o país latino se torne membro permanente do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele ainda falou em uma “reforma da governança global”, frisando a relevância do Brics, bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Leia também1 Falsas grávidas são presas após levarem drogas para presídio
2 Menina de 14 anos é vítima de estupro coletivo em Goiás
3 Blumenau: Creche atacada reabre após mutirão de reforma
4 Fã de Richthofen, homem tatuou o nome dela e data do crime
5 Desembargador diz que Paraná "tem nível cultural superior"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.