Leia também:
X Praias em Arraial do Cabo serão restritas pós-pandemia

Lava Jato manifesta apoio a Deltan após punição do CNMP

Nove conselheiros votaram a favor de aplicar uma censura ao procurador

Henrique Gimenes - 08/09/2020 14h55 | atualizado em 08/09/2020 16h44

Deltan Dallagnol Foto: Reprodução/Twitter

Nesta terça-feira (8), a força-tarefa da Lava Jato no Paraná manifestou apoio ao procurador Deltan Dallagnol após ele ter sido punido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). De acordo com o grupo da operação, a medida “diminui o espaço de contribuição de membros do Ministério Público para a democracia do país”.

Deltan foi punido nesta terça pelo CNMP devido a publicações feitas em suas redes sociais onde se posicionou contra a eleição de Renan Calheiros (MDB-AL) para a presidência do Senado em 2019. Por 9 votos a 1, ele foi censurado e impedido de ser promovido durante um ano.

Em nota, os procuradores da Lava Jato apontaram que “coibir manifestação pública, que não fira a ética e que seja engajada com a pauta de atuação funcional, acaba fixando a todo procurador e promotor uma possibilidade de participação em debates sociais e um direito de liberdade de expressão menores do que de outros cidadãos”.

Os conselheiros Otávio Luiz Rodrigues Júnior, Oswaldo D’Albuquerque, Sandra Krieger, Fernanda Marinela, Luciano Nunes Maia, Marcelo Weitzel, Sebastião Caixeta, Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho e Rinaldo Reis votaram a favor da punição. Apenas Silvio Amorim votou a favor de Deltan Dallagnol. O vice-Procurador-Geral da República, Humberto Jaques, presidiu a sessão e não votou.

Leia também1 Deltan é punido com censura pelo Ministério Público
2 Gilmar dá prosseguimento a ação de Renan contra Deltan
3 Nunca vi atitude de Bolsonaro contra democracia, diz Toffoli
4 'Não haveria Lava Jato se não houvesse o STF', afirma Toffoli
5 Bia Kicis: "Temos obrigação de proteger o cidadão de bem"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.