Leia também:
X Senadores ‘cobram’ Alcolumbre por sabatina de André Mendonça

Lauriete sobre Bolsonaro: “Um homem de coragem, disposto a trabalhar pelo povo”

Parlamentar, que também é cantora, falou ao Pleno.News sobre a política e sobre seus projetos na carreira musical

Paulo Moura - 20/08/2021 17h14 | atualizado em 23/08/2021 14h35

Deputada federal Lauriete durante fala no plenário da Câmara Foto: Câmara dos Deputados/Pablo Valadares

Prestes a completar 40 anos de carreira, a cantora e deputada federal Lauriete (PSC-ES) está preparando novos projetos na área musical. Uma parceria com a dupla Gislaine e Mylena, pela MK Music, que deve ser lançada em breve, promete trazer fortes emoções a quem acompanha a carreira da intérprete e parlamentar.

Na política, onde está em seu segundo mandato como deputada federal, Lauriete se dedica atualmente a um forte trabalho em defesas das bandeiras que aponta como principais em seu mandato: a defesa dos valores da vida, da família e da mulher. Presidindo temporariamente a Comissão dos Direitos da Mulher, ela diz que o principal desafio é combater a violência doméstica.

Em uma conversa com o Pleno.News, a deputada falou um pouco sobre o governo do presidente Jair Bolsonaro e comentou as ações recentes do Supremo Tribunal Federal (STF) que envolveram desde o cantor Sérgio Reis até um parlamentar de seu próprio partido, o deputado Otoni de Paula (PSC-RJ). Acompanhe:

Quais são os seus projetos atuais na música? Tem uma parceria com as cantoras Gislaine e Mylena vindo por aí, correto?
Estou muito feliz com o convite da Gislaine e Mylena. Elas são [minhas] amigas, nos conhecemos há muitos anos. Elas são do meu estado. Tenho acompanhado a carreira da Gislaine e [da] Mylena há muito tempo. Então, eu estou muito feliz de fazer parte desse projeto, participando dessa canção, uma música de composição delas. Estou muito feliz! Feliz por ser um projeto pela MK, que me abraçou com tanto carinho alguns anos atrás. Eu continuo admirando o trabalho e a seriedade com que a MK vem fazendo o trabalho e valorizando os artistas que por aqui passam!

Quanto à sua carreira política, como estão as coisas em Brasília, os seus projetos? E como está essa questão política atualmente?
Esse é o meu segundo mandato. Não é fácil conciliar. Eu tenho um mandato e tenho a minha carreira, a música, que pra mim é a minha prioridade. Mas tenho estado muito atuante, presidindo a Comissão dos Direitos da Mulher, porque sou vice-presidente. Como a nossa presidente teve que fazer um procedimento no ombro, então eu tenho presidido.

Como a minha bandeira é a defesa dos valores da vida, da família e da mulher, temos feito um trabalho muito voltado para a defesa da mulher, principalmente no combate à violência doméstica, o que não tem sido fácil, porque já não era fácil, [mas], na pandemia, ficou um pouco pior. Estamos muitos focados nesse combate à violência doméstica e aos nossos projetos também.

No geral, acho que, em todas as áreas, nós temos que estar atuando. Mas, nessa área [de combate à violência doméstica], é algo bem delicado, pois tem crescido muito o número de mulheres vítimas da violência doméstica. É por isso que nós temos trabalhado um pouco mais. Deus vem nos dando força, nos encorajando, para prosseguirmos com esse nosso trabalho.

Qual a sua avaliação do governo do presidente Jair Bolsonaro?
Na verdade, vemos que o nosso presidente Jair Bolsonaro é um homem de coragem, disposto a lutar, a trabalhar pelo povo brasileiro. Mas eu acho que fica um pouco difícil de estar avaliando o trabalho dele por causa da pandemia.

Quando olhamos lá, atrás, quando eram outros presidentes, qual deles enfrentou uma pandemia como essa? A nossa geração não passou por isso. É a primeira vez. E [a pandemia veio] justamente na hora em que ele está governando. Então fica difícil de avaliar.

Eu tenho certeza de que é uma dificuldade muito grande. Eu não queria nunca estar na pele do presidente Jair Bolsonaro em um momento como este. Mas eu tenho certeza de que Deus colocou o presidente Jair Bolsonaro para estar governando essa nação, porque existe um propósito de Deus na vida dele, comandando o nosso Brasil.

Diante dos problemas, você crê que o presidente tenha tomado decisões acertadas?
Creio que sim. Eu acho. Ele tem encontrado pessoas que têm sustentado ele em oração, que são os evangélicos, que têm estado muito ao lado dele e deixando ele um pouco mais forte. Ele mesmo disse isso.

Ele conta muito com o povo evangélico, nós. Eu creio que talvez […] ninguém é unanimidade, [mas] eu creio que uma boa parte, a maioria [dos evangélicos], está acreditando que, até o final do seu mandato, vai ser um mandato bom; se Deus quiser, acreditamos em dias melhores.

Qual é a sua opinião sobre a operação contra Otoni de Paula e Sérgio Reis?
Eu acho que é um exagero. [Isso] Tem que ter limites. Isso é um desrespeito à nossa liberdade de expressão. Isso tem que ter limite, tem que acabar. Acho que é autoritarismo demais. Não havia necessidade dessas coisas; não mesmo. Eu falo pelo deputado Otoni, que é do meu partido. Isso foi uma ação exagerada. Não havia necessidade. E, infelizmente, temos que esperar para ver no que vai dar. Mas que tem que ter limite.

Sobre os atos dia 7 de setembro, você está apoiando, vai participar?
Eu apoio, porque eu quero apoiar o presidente. Eu sou da base do governo, então o nosso partido está apoiando. Eu, particularmente, quero estar do lado do que ele fizer. Desde o início, estou apoiando esse governo, e não é agora que eu vou dar um passo atrás.

Quais são os seus projetos futuros na música?
Ano que vem, faço 40 anos de carreira. Estou fazendo trabalhos novos. Tenho um single para ser lançado daqui a alguns dias. Eu não tenho parado. Fizemos alguns videoclipes que, daqui a algumas semanas, nos próximos meses, estaremos lançando. Mas é isso! Nós não paramos. Ano que vem, vou ver o que vamos fazer para comemorar esses 40 anos de carreira, e Deus proverá.

E, na política, quais são os planos?
Eu quero dar continuidade à minha carreira política, sim. O primeiro mandato eu fiz (2011-2015). Não vim à reeleição em 2015 e falei que eu iria sair do cenário político de vez, que ficaria só com o meu ministério, com a minha carreira na música. Mas estou eu de novo aqui [na política]. Vai entender! Deus tem os seus propósitos. Em 2018, concorri. Ganhei de novo. Fui eleita novamente. Mas, agora, estou decidida a realmente dar continuidade à minha carreira política.

Leia também1 Ibope: 3 atrações da Globo ficam atrás do SBT durante madrugada
2 Ex-Ken humano: Trans confirma que fará transplante de útero
3 Procurador investigará 'censura' no Facebook e no Instagram
4 Prefeitura do Rio vai acionar o STF por vacinas contra Covid
5 Alexandre Garcia diz que Sérgio Reis "embarcou em uma ficção"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.