Leia também:
X Celina: Transferência de Marcola não agrada governo do DF

Kim usa “Ministério da Verdade” criado por Lula contra o petista

Ação foi motivada por declarações de Lula classificando o impeachment de Dilma como golpe

Marcos Melo - 26/01/2023 17h53 | atualizado em 26/01/2023 21h22

Kim Kataguiri Foto: Claudio Andrade/Câmara dos Deputados

O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) quer recorrer ao órgão contra informações inverídicas, criado pelo governo Lula, contra o próprio Lula. O membro do MBL protocolou uma representação à Advocacia-Geral da União (AGU) afirmando que o presidente espalha fake news ao declarar que Dilma Rousseff sofreu um golpe de Estado em 2016.

– Percebe-se, então, que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está deliberadamente propagando desinformação a respeito de um fato histórico e do funcionamento das instituições democráticas brasileiras – diz a representação conjunta de Kim Kataguiri e do vereador Glauco Braido, de São Bernardo do Campo, São Paulo.

Kim reivindica que a declaração de Lula seja analisada pela Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia, órgão criado pela AGU neste governo com finalidade de atacar a disseminação de informações falsas.

Contrário à sua criação, Kim se refere ao órgão como “Ministério da Verdade”, em alusão ao departamento de censura do livro 1984, de George Orwell.

– Será um teste crucial para o “Ministério da Verdade”. Veremos se a Procuradoria Nacional da União de Defesa da Democracia realmente cumprirá sua função de combater as notícias falsas, ou se será apenas utilizada como um mecanismo para perseguir adversários políticos. É importante observar como essa instituição irá lidar com essa representação, para avaliarmos seu compromisso real com a verdade e a defesa da democracia – disparou Kataguiri.

Leia também1 Analista da CNN teme novos calotes de países no governo Lula
2 Projeto da Guarda Nacional está pronto para ser apresentado
3 PSDB reage a fala de Lula sobre "golpe": Discurso extremista
4 Abaixo-assinado contra Pacheco passa de 700 mil assinaturas
5 Deputado entra com pedido de impeachment contra Lula

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.