Kim Kataguiri está na mira do Conselho de Ética da Câmara
Falas do deputado sobre o nazismo estão repercutindo negativamente
Monique Mello - 09/02/2022 11h13 | atualizado em 09/02/2022 11h31

Partidos de oposição e do Centrão na Câmara avaliam levar o deputado Kim Kataguiri (Podemos-SP) ao Conselho de Ética da Casa por suas falas acerca do do nazismo na Alemanha durante a participação dele no Flow Podcast. O parlamentar declarou considerar um erro a criminalização do nazismo.
O deputado Alexandre Padilha (PT-SP) disse nas redes sociais que a intenção não é “lacrar”, mas mobilizar mais de um partido, além de contar com pressão do “mundo jurídico” para “tipificar, sem contestação jurídica, o ato dele”.
A ideia em discussão seria protocolar uma representação contra Kataguiri no colegiado por quebra de decoro parlamentar, pedindo a cassação do mandato do deputado.
Além do parlamentar de esquerda, o PP (Partido Progressista) também estaria mobilizando uma ação contra Kataguiri.
Em nota, o ex-ministro e presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante, também criticou as declarações do parlamentar.
– Não há como confundir liberdade de expressão com defesa do nazismo, um regime de ódio que perseguiu e matou milhões de inocentes. Minha solidariedade à comunidade judaica atingida por este tipo de comentário criminoso – ressaltou.
Nesta terça-feira (8), Kim Kataguiri publicou um vídeo em seu canal no YouTube no qual se defende das críticas que vem recebendo. No vídeo, Kataguiri alega que a mídia está “distorcendo” sua fala e fazendo “cortina de fumaça” para “abafar” atos recentes da esquerda.
Leia também1 Kim Kataguiri se defende sobre fala de nazismo: 'Sou pró-Israel'
2 Em defesa de Kataguiri, MBL recorda fala de Lula sobre Hitler
3 PGR vai apurar falas de Monark e Kim Kataguiri sobre nazismo
4 Henkel: 'É preciso criminalizar o nazismo e o comunismo'
5 'Fui demitido por dar um tchau deturpado por canceladores'