Leia também:
X Pacheco, Lira e Guedes falam em ‘novo marco fiscal’ para o auxílio

Kátia Abreu defende China: “Temos muito a aprender com eles”

Senadora é cotada para assumir a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional

Pleno.News - 12/02/2021 19h42 | atualizado em 12/02/2021 20h02

Senadora Kátia Abreu pode presidir a Comissão de Relações Exteriores Foto: Divulgação/Agência Senado

A escolha da senadora Kátia Abreu (PP-TO) para o comando da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) no Senado já preocupa o governo. Candidata à vice na chapa liderada por Ciro Gomes (PDT) nas eleições presidenciais de 2018 e amiga da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), a senadora afirma não haver motivo para esse “temor” da ala governista.

– Presidência de comissão não é espaço para fazer oposição. Há espaços institucionais para isso. Os Poderes Executivo e Legislativo devem conviver com independência e harmonia e assim o faremos. Se meus colegas e meu partido me indicaram, e se estou sendo muito bem recebida, é porque confiam na minha performance – disse a senadora, em entrevista exclusiva ao Broadcast Político/Estadão.

Apesar da posição moderada, Kátia Abreu defende aproximação entre Brasil e China, país que é um dos principais alvos da ala ideológica do governo e que tem, no ministro de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, um de seus expoentes. Ela ainda precisa ser formalmente eleita pelos senadores, mas há acordo em torno de seu nome. À frente da comissão, será formalmente responsável pela aprovação de diplomatas indicados pelo governo para embaixadas no exterior, mas quer que o trabalho vá além dessa atribuição – entre elas discussões sobre Defesa, também no rol de assuntos da comissão.

– Uma das atribuições da comissão é a defesa nacional. O ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) já pediu a mim um encontro com o ministro da Defesa, Fernando Azevedo, e eu me coloquei prontamente à disposição para discutir e aprender – afirmou.

A parlamentar destaca a necessidade de uma aproximação entre Brasil e China, que é um dos principais parceiros comerciais do país e maior produtor de insumos e vacinas para a Covid-19. Kátia Abreu elogiou a missão internacional do 5G, liderada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria. A comitiva visitou países europeus e está na Ásia para conhecer fornecedores locais.

– A China é muito importante para o agronegócio, mas lidera também o comércio eletrônico. Temos muito a aprender com eles. Precisamos de uma legislação sobre esse tema e podemos ser protagonistas. O comércio eletrônico não pode ocorrer sem regras, de forma informal, com todo mundo sendo engolido e perdendo mercado – disse.

Ela defende uma aproximação do Senado com o parlamento europeu, para destravar o acordo entre Mercosul e União Europeia.

– Esse acordo precisa ser resgatado. O governo está se empenhando, mas o Congresso pode ajudar atuando junto ao parlamento europeu – afirmou.

*Estadão

Leia também1 EUA podem ter acordo nuclear com o Irã, diz porta-voz de Biden
2 Aproximação do DEM com Jair Bolsonaro irrita Mandetta
3 Lira defende agilidade da Anvisa na liberação de vacinas
4 Bolsonaro fala em "calamidade" para reduzir o PIS/Cofins
5 Venezuela fecha 2020 com cerca de 3.000% de inflação, diz BCV

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.