Leia também:
X Senado: Flávio Bolsonaro aciona Conselho de Ética contra Kajuru

Kataguiri vai ao STF para Lira analisar impeachments de Bolsonaro

Deputado quer que o Supremo dê um prazo para o presidente da Câmara avalie os pedidos

Pleno.News - 12/04/2021 20h34 | atualizado em 12/04/2021 21h28

Deputado Kim Kataguiri Foto: Reprodução

O deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) fez um pedido para o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar um prazo para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), analisar pedidos de impeachment contra o presidente da República Jair Bolsonaro. Até esta segunda-feira (12), 112 requerimentos chegaram até a Câmara, sendo que seis já foram arquivados ou desconsiderados.

O pedido do deputado é assinado conjuntamente com o vereador de São Paulo Rubinho Nunes (Patriota). Ambos fazem parte do Movimento Brasil Livre (MBL).

“A falta de análise dos pedidos de impeachment se dá por questões meramente políticas e não por excesso de demandas junto à Câmara dos Deputados. Como pode ser extraído de diversas pautas tanto do Plenário quanto das Comissões, a CD analisa diversos projetos que não tem qualquer urgência”, dizem eles no pedido ao STF.

No Twitter, Kataguiri afirmou ser urgente o afastamento de Bolsonaro.

– Na época da Dilma, o entendimento da mesa diretora era de que deputados poderiam recorrer da decisão ou omissão da presidência. Esse entendimento mudou: hoje o poder de acolhimento tornou-se quase que imperial. Isso é evidentemente inconstitucional. … O impeachment é urgente! – escreveu.

Ainda nesta segunda-feira (12), a Executiva Nacional do PDT protocolou um novo pedido de impeachment contra Bolsonaro. A sigla, comandada por Carlos Lupi, acusa o chefe do Executivo de ameaça ao livre exercício dos poderes. Esse pedido ainda não consta nos registros da Câmara.

“Já não é nenhuma novidade que o Presidente da República manifesta profundo desprestígio ao Poder Judiciário. São inúmeras as notícias que dão conta da proliferação de diversos atos acintosos ao livre exercício do Poder Judiciário”, aponta o pedido.

*Estadão

Leia também1 Nunes Marques irá relatar ação sobre impeachment de Moraes
2 Kajuru diz que Bolsonaro não se opôs à divulgação da conversa
3 Estratégia de 'ampliar escopo' de CPI já foi barrada pelo STF
4 Em 2013, Randolfe afirmou ter levado soco de Jair Bolsonaro
5 Veja a transcrição do diálogo entre Jair Bolsonaro e Kajuru

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.