Leia também:
X Bolsonaro usa caneca estampada com cloroquina durante live

Kassio Nunes já defendeu a Globo em processos no Supremo

Enquanto advogado, Nunes trabalhou para a emissora em processos no início dos anos 2000

Paulo Moura - 09/10/2020 13h32 | atualizado em 09/10/2020 13h47

Kassio Nunes é acusado de plagiar advogado em dissertação de mestrado Foto: Reprodução/AnotaBahia

Cercado de polêmicas envolvendo seu nome nos últimos dias, o juiz Federal Kassio Nunes, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro para a vaga do ministro Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal (STF), já trabalhou para o Grupo Globo enquanto atuou como advogado. Em consulta ao site do STF, o nome de Nunes consta em 10 processos, dois deles envolvendo a emissora.

O mais antigo deles é a Reclamação 2996, protocolada no dia 1° de dezembro de 2004. No processo, a emissora questionava o fato do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) ter usurpado a competência do Supremo Tribunal Federal (STF) na sentença de uma ação de indenização por danos morais. Na época dos fatos, mais da metade dos juízes do TJPI teriam se declarado suspeitos.

No mesmo contexto, Nunes também defendeu a Globo na Ação Originária 1447, iniciada em 30 de abril de 2007, onde a emissora pedia a impugnação da sentença questionada na Reclamação 2996. Ambas as ações foram finalizadas em 2012 após mudança na composição da corte piauiense e perda do objeto questionado.

POLÊMICAS
Na última semana, Nunes teve seu currículo questionado após a Universidad de La Coruña, na Espanha, negar que ele havia feito um curso de pós-graduação em Contratación Pública que, de acordo com a instituição, foi apenas um Curso Euro-Brasileiro de Compras Públicas.

A outra formação questionada foi um pós-doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Messina, Itália (Universitá Degli Studi di Messina). Nesse caso, a universidade italiana informou que a especialização era apenas um ciclo de seminário.

Outra denúncia contra desembargador foi apresentada pela revista Crusoé, que apontou que Nunes teria copiado trechos de artigos publicados pelo advogado Saul Tourinho Leal, integrante da banca de advocacia do ex-presidente do STF Carlos Ayres Britto, em sua dissertação de mestrado. Até erros de português foram reproduzidos no estudo.

Leia também1 Antigo escritório de Kassio Nunes no Piauí já foi alvo do TCU
2 Cidadania se posicionará contra indicação de Kassio Nunes
3 Bolsonaro defende Kassio Nunes: 'Eu iria botar um abortista?'
4 Malafaia sobre Kassio Nunes: "Decotelli caiu por muito menos"
5 Governo lança programa que simplifica setor aéreo no Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.