Leia também:
X Urgência do arcabouço fiscal será votada nesta quarta-feira

Kassab: Tarcísio deve priorizar reeleição em vez de Presidência

Para secretário estadual de Governo, "pressa é inimiga da perfeição política"

Pleno.News - 16/05/2023 10h49 | atualizado em 16/05/2023 11h30

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas Foto: Rogério Cassimiro/Governo do Estado de SP

O secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab (PSD), afirmou, nesta segunda-feira (15), que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deve evitar concorrer na próxima eleição presidencial e priorizar a disputa pela reeleição ao Palácio dos Bandeirantes, em 2026. Aliados se movimentam para viabilizar Tarcísio como potencial candidato do campo da direita à Presidência.

Ao tratar do assunto, Kassab disse que aconselhou Tarcísio – que exerce seu primeiro mandato eletivo – a observar os “equívocos” dos ex-governadores tucanos José Serra e João Doria. Os dois se colocaram como potenciais candidatos à Presidência já nos primeiros mandatos à frente do Executivo paulista e não tiveram sucesso.

– Tarcísio é jovem, bem preparado. Se ele puder ficar oito anos é melhor para São Paulo, para o Brasil e para ele. Ao final de oito anos, se ele disputar a Presidência, vencer e ficar oito anos, ele vai deixar a Presidência aos 62 anos. A ansiedade é inimiga da perfeição política – disse Kassab durante seminário do Grupo Esfera Brasil, que reúne empresários.

O secretário de Governo foi o principal articulador político da chapa que elegeu Tarcísio governador em 2022, principalmente na interlocução com prefeitos do interior. Ao assumir a pasta, Kassab, que é presidente nacional do PSD, bloqueou a presença de tucanos na nova gestão em São Paulo e trabalha para aumentar o poder de influência de seu partido no estado.

CENÁRIO
Ao analisar o cenário nacional, ele disse que o país caminha para uma concentração partidária que vai dividir o país em “dois projetos políticos” – um de centro-esquerda liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e um de centro-direita que seria encabeçado pelo governador. O PSD está na base dos governos tanto de Tarcísio quanto de Lula.

O governador paulista já gera expectativas. Pesquisa Quaest divulgada na semana passada apontou que 48% do mercado considera que Tarcísio será o principal nome da oposição a Lula nos próximos quatro anos. O instituto ouviu 92 gestores, economistas e analistas de fundos de investimentos com sede em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Kassab avaliou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem grande “densidade eleitoral”, mas disse que apostaria na relevância de candidatos moderados. O secretário, que já foi prefeito de São Paulo e ministro, citou outros nomes como alternativa na chamada centro-direita, como os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), e o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD).

*AE

Leia também1 Gilmar diz que, sem o STF, Covid mataria 1 milhão de brasileiros
2 Jair Bolsonaro depõe nesta terça-feira sobre cartão de vacina
3 8 de janeiro: PF fará perícia nos celulares dos presos
4 Lula vai se opor a discurso anti-Rússia na Cúpula do G-7
5 PGR defende que redes devem prevenir conteúdos ilícitos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.