Leia também:
X Hugo Motta diz que vai analisar “todos” os pedidos de CPI

Justiça rejeita ações contra desfile de escola que homenageará Lula

Juiz federal Francisco Valle Brum indeferiu os pedidos da senadora Damares Alves e do deputado Kim Kataguiri

Paulo Moura - 11/02/2026 11h03 | atualizado em 11/02/2026 14h01

Lula com bandeira da Acadêmicos de Niterói Foto: PR/Ricardo Stuckert

A Justiça Federal rejeitou, nesta quarta-feira (11), ações apresentadas pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pelo deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) contra o enredo da escola de samba Acadêmicos de Niterói no carnaval do Rio de Janeiro deste ano, que homenageará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A agremiação levará para a Marquês de Sapucaí o enredo Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil, que retrata a trajetória pessoal e política do petista, que vai disputar a reeleição neste ano.

O juiz federal Francisco Valle Brum, responsável pelo caso, indeferiu as ações sob o entendimento de que o instrumento jurídico escolhido pelos parlamentares — a ação popular — não se aplica ao caso. Segundo ele, esse tipo de ação é destinado à proteção do interesse público apenas quando há, além de eventual ilegalidade, risco concreto de dano ao patrimônio público ou à administração.

O magistrado destacou ser necessário demonstrar que o ato questionado tenha potencial de gerar prejuízo aos cofres públicos ou ao interesse coletivo. Com isso, as ações foram rejeitadas e, até o momento, não há impedimento judicial para que o desfile com o enredo previsto aconteça no carnaval deste ano.

– Necessário concluir, portanto, no mesmo sentido, ou seja, que a demanda não reúne as condições necessárias para seu prosseguimento, por inadequação da via eleita – escreveu na decisão.

Leia também1 "Um dos piores tiroteios da história", diz ministra no Canadá
2 Justiça condena assassinos de Marielle a indenizar viúva
3 TSE: Indicada por Lula relatará ações sobre escola de samba
4 Cármen Lúcia expõe regras para atuação de juízes nas eleições
5 Relator no TSE vota para rejeitar cassação do senador Jorge Seif

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.