Leia também:
X Fux terá reunião com Pacheco e deve tratar da relação de poderes

Justiça Federal no RJ arquiva ação contra perdão de Bolsonaro

Presidente concedeu graça constitucional a Daniel Silveira após o deputado ter sido condenado a oito anos e nove meses de prisão

Henrique Gimenes - 02/05/2022 19h28 | atualizado em 03/05/2022 09h47

Presidente Jair Bolsonaro ao lado do deputado Daniel Silveira Foto: Arquivo Pessoal

A Justiça Federal no Rio de Janeiro decidiu arquivar uma ação que tinha por objetivo derrubar o perdão concedido pelo presidente Jair Bolsonaro ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ). O pedido foi apresentado por dois advogados e aponta que o ato do presidente tinha por intenção “favorecer correligionário ligado ao réu e obter ganhos políticos eleitorais”.

Silveira foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a oito anos a nove meses de prisão por “críticas” a membros da Corte. Bolsonaro, no entanto, editou um decreto concedendo graça constitucional ao parlamentar.

A decisão de arquivar o processo partiu do juiz federal substituto Carlos Ferreira de Aguiar, da 12ª Vara Federal do Rio de Janeiro. Ele apontou que já havia outra ação do mesmo tipo tramitando na Justiça Federal.

O magistrado citou a Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) sobre o tema que foi apresentada pela Rede Sustentabilidade ao Supremo Tribunal Federal (STF). Carlos Ferreira de Aguiar explicou que a jurisprudência e a doutrina “apontam como soluções para essa questão a reunião dos processos para processamento conjunto, a extinção ou a suspensão de uma das ações coletivas”.

Leia também1 Fux terá reunião com Pacheco e deve tratar da relação de poderes
2 Silveira pede ao STF fim de ação após perdão de Bolsonaro
3 PM isola sede do STF neste 1º de maio durante ato pró-Bolsonaro
4 Em ato no Rio, Silveira cita Bolsonaro e exalta a liberdade
5 SP prepara esquema com 840 policiais para atos de 1º de maio

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.