Leia também:
X Vacinas: Doria contraria Anvisa e mantém redução de intervalo

Justiça Eleitoral torna inelegível o governador do Tocantins

Mauro Carlesse já está afastado do cargo em razão de decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Paulo Moura - 05/12/2021 09h59

Governador do Tocantins, Mauro Carlesse Foto: Governo do Tocantins/Washington Luiz

A Justiça Eleitoral tornou inelegível, por um período de oito anos, o governador afastado do estado do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL). A decisão, tomada pelo juiz Nilson Afonso da Silva, da 2ª Zona Eleitoral de Tocantins, aponta que Carlesse teria cedido servidores do estado em prol da candidatura de Josi Nunes à Prefeitura de Gurupi (TO).

Com a decisão judicial, Carlesse e Josi, além do vice-prefeito de Gurupi, Gleydson Nato, não poderão concorrer a cargos públicos até 2028. Na sentença, o magistrado apontou que membros da Secretaria de Estado de Comunicação fizeram parte da coordenação de marketing e produção de propaganda eleitoral da então candidata à prefeita.

Por meio de uma determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Carlesse já estava afastado do cargo, suspeito de usar servidores fantasmas, desviar recursos da Saúde e se apropriar da estrutura da Polícia Civil e Militar para fins privados.

A decisão em primeira instância de Nilson da Silva também afasta Josi Nunes e Gleydson Nato do mandato na prefeitura do município, por terem sido diretamente beneficiados pela interferência do poder político. Para este caso, porém, o juiz atrelou a execução da medida à conclusão do trânsito em julgado.

A denúncia foi levada ao Tribunal Regional Eleitoral pelo candidato derrotado à prefeitura de Gurupi, Gutierrez Torquato (PSB). Os condenados ainda poderão recorrer da decisão tomada pelo juiz de primeira instância.

Leia também1 Mara Maravilha diz que filho deu "verdadeiro sentido" ao Natal
2 Jogador do Flamengo atropela ciclista, que morre após acidente
3 Repórter demitida diz que chefe na Globo nunca deu "um oi" a ela
4 Vacinas: Doria contraria Anvisa e mantém redução de intervalo
5 Presidente Bolsonaro passeia de moto pelos arredores de Brasília

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.