Leia também:
X André Valadão responde se batizaria Lula e causa polêmica

Justiça Eleitoral torna Crivella réu por corrupção e caixa 2

Juiz determinou prazo de dez dias para defesa

Pleno.News - 14/02/2023 18h09 | atualizado em 15/02/2023 12h52

Marcelo Crivella Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Justiça Eleitoral aceitou denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE) no Rio de Janeiro e tornou réu o ex-prefeito do Rio e atual deputado federal (Republicanos) Marcelo Crivella pela acusação de falsidade ideológica eleitoral, conhecida como prática de caixa 2, além de crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa, de acordo com informações da Agência Brasil.

A decisão se estende a 25 pessoas envolvidas no caso chamado de QG da Propina porque, segundo investigação, as negociações de cobranças financeiras, em troca de serviços na prefeitura do Rio, eram feitas dentro de instalações municipais.

Na decisão, o juiz Marcel Laguna Duque Estrada, da 16ª Zona Eleitoral do Rio, determinou o prazo de dez dias para os réus responderam à acusação, por escrito, por meio de advogado ou defensor público.

– Na oportunidade, poderão arguir preliminares e alegar o que interessar à sua defesa, bem como oferecer documentos, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas, qualificando-as e informando seus respectivos endereços. Na falta dos endereços e qualificações das testemunhas, o juízo entenderá que estas comparecerão à audiência independentemente de intimação judicial – disse o documento expedido pelo juiz.

Na denúncia, os promotores indicam que Crivella teria recebido valores financeiros não contabilizados por outros denunciados. Um deles seria homem de confiança do ex-prefeito, outro o operador financeiro e ainda o marqueteiro da campanha do então candidato.

RESPOSTA
A defesa do deputado federal contestou a decisão.

– Conforme o próprio Ministério Público Eleitoral afirmou há dois anos, não há nenhuma prova contra o ex-prefeito que justifique um processo criminal. Sendo assim, a defesa acredita que o arquivamento deve ser mantido – afirmou em nota.

Leia também1 Deputados federais eleitos em 2022 são empossados na Câmara
2 Câmara empossa 513 deputados nesta quarta-feira; veja a lista
3 Lula: "Bolsonaro tem fábrica de mentiras no setor evangélico"
4 Veja todos os deputados federais que foram eleitos no Brasil
5 Alessandro Molon trava "guerra" contra o PT: "Pressão indevida"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.