Leia também:
X Leonardo DiCaprio exalta gestão Lula e critica Bolsonaro

Justiça Eleitoral cassa mandato do deputado Marcelo Crivella

Juíza apontou abuso de poder político enquanto Crivella era prefeito do Rio de Janeiro

Pleno.News - 29/05/2023 11h30 | atualizado em 29/05/2023 13h02

Marcelo Crivella Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A juíza Márcia Santos Capanema de Souza, da 23ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro, decretou a cassação do mandato do deputado federal Marcelo Crivella e sua inelegibilidade até 2028, por abuso de poder político em 2020. Na época, Crivella era prefeito do Rio e buscava a reeleição.

A Justiça considerou que ele abusou de seu poder político ao usar servidores públicos municipais para impedir o trabalho de jornalistas que cobriam a situação dos serviços de saúde municipais durante a pandemia de Covid-19.

Segundo a juíza, o emprego desses servidores violou o direito dos cidadãos à informação e à liberdade de imprensa “tendo em vista o interesse de evitar a repercussão negativa daquelas informações sobre a candidatura à reeleição” do então candidato.

NOTA DO PARTIDO
Em suas redes sociais, Crivella publicou uma nota divulgada pelo seu partido, o Republicanos. Na nota, o partido diz que a decisão, de 8 de maio, não tem efeito imediato e que, portanto, continua deputado federal.

O Republicanos afirma, ainda, que a cassação do mandato de um deputado federal não cabe a uma juíza eleitoral de primeira instância que, segundo o partido, “não possui competência legal para isso, sobretudo, porque os fatos, objeto do processo, se referem ao pleito de 2020”.

O partido se disse confiante de que os recursos já apresentados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) serão “devidamente analisados, considerando as instâncias adequadas do processo”.

*Agência Brasil

Leia também1 Premiê espanhol dissolve Parlamento e convoca eleições
2 Comitiva de ministra da Saúde à Suíça custou R$ 448 mil
3 Flávio Dino nega que concorrerá à Presidência e apoia Lula
4 Deputada do PT apresenta PL que visa regulamentar o Tinder
5 Churrasco de Lula: Merval critica "promiscuidade de Brasília"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.