Justiça do RJ condena Frederick Wassef a indenizar Jean Wyllys
Juiz determinou que advogado da família Bolsonaro pague R$ 20 mil ao ex-parlamentar
Pleno.News - 31/07/2022 16h27 | atualizado em 01/08/2022 14h14

O juiz Juarez Fernandes Cardoso, do 5° Juizado Especial Cível do Rio de Janeiro, homologou uma decisão que condenou o advogado da família Bolsonaro, Frederick Wassef, ao pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 20 mil ao ex-deputado Jean Wyllys.
A Justiça considerou que Wassef teria caluniado Wyllys ao tentar ligar o ex-parlamentar ao atentado sofrido pelo presidente Jair Bolsonaro durante a campanha presidencial de 2018.
– No caso em tela, o réu não se limitou à crítica política e, nem mesmo, demonstrou a veracidade de suas acusações. Verifica-se que o réu deu uma entrevista com o intuito de caluniar o autor, sugerindo estar ele associado ao crime de tentativa de homicídio do Presidente da República – registrou a sentença condenatória.
A decisão homologada na última segunda-feira (25) ainda determina que o advogado da família Bolsonaro a fazer uma retratação pública, sob pena de multa única. Segundo o despacho, tal retratação deve se dar “no mesmo canal” em que foi proferida a declaração que motivou o ajuizamento do processo – uma entrevista concedida à CNN Brasil.
A avaliação do Juizado Especial Cível do Rio foi a de que as declarações de Wassef “exorbitaram o limite de mera opinião pessoal, sendo capazes de ferir a honra, e, até mesmo, colocar em risco a segurança” de Jean Wyllys.
*AE
Leia também1 Empresa é condenada após homem esperar ônibus por 8h
2 PGR pede prisão domiciliar para homem que criticou o Supremo
3 Após renúncia, Leite disputará novamente o governo do RS
4 Monkeypox: Nova Iorque declara estado de emergência
5 STF: Indicados por Bolsonaro são os que mais crescem no Twitter