Leia também:
X Projeto Vida Nova lamenta morte do pastor Isael Teixeira

Justiça dá 5 dias para redes explicarem exclusão de perfis

Plataformas não teriam justificado os motivos para banirem as contas "Bolsonéas"

Paulo Moura - 24/07/2020 07h35 | atualizado em 24/07/2020 07h36

Redes sociais têm 5 dias para justificar exclusão Foto: Pixabay

Em despacho assinado na quinta-feira (23), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) deu um prazo de cinco dias para que as redes sociais Facebook, Instagram e Twitter se manifestem sobre a exclusão dos perfis de Leonardo Rodrigues de Barros Neto, de 33 anos, responsável pelas contas “Bolsonéas”, e que também administrava os perfis pessoais “Léo Bolsonéas” nas redes.

As contas foram removidas no dia 8 de julho, em uma ação independente das próprias redes, que excluiu, além da página de Leonardo, um grupo de contas de apoio ao presidente Jair Bolsonaro com o argumento de que elas seriam consideradas falsas e ligadas a gabinetes de parlamentares próximos à família Bolsonaro.

O despacho desta quinta-feira foi da 5ª Vara Cível de Nova Iguaçu, Região Metropolitana do Rio, assinado pela juíza Alessandra Ferreira Mattos Aleixo. No documento, a magistrada afirma que Leonardo atuava “divulgando suas próprias fotos em participações em eventos e manifestações, sem ocultar sua identidade ou se envolver em publicações com caráter difamatório, injurioso ou mesmo fake news”.

Juntas, as contas “Bolsonéas” tinham mais de 1,5 milhão de usuários. Leonardo foi funcionário do gabinete de Alana Passos (PSL), deputada estadual do Rio de Janeiro, do qual está desligado desde o início do ano. Ele comemorou a decisão da Justiça e afirmou que está otimista com a chance de recuperar os perfis.

– No início, muita gente disse que era censura. Eu mesmo disse isso na época, no calor do momento, mas não quero seguir nessa. Eu sou temente a Deus e quero acreditar que tenha sido um engano. Meus perfis não são ofensivos, não atacam ninguém. Eles se dedicam a exaltar o governo, as boas notícias e as realizações. Sempre preferi ir por essa linha – declarou.

Leia também1 Projeto Vida Nova lamenta morte do pastor Isael Teixeira
2 Desembargador que humilhou guarda pede desculpas
3 Malafaia elogia Cassiane: “Ela tem uma vida exemplar"
4 Senadores pedem sessão sobre independência entre Poderes
5 Weintraub diz que não será candidato a prefeito em 2020

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.