Leia também:
X Lacombe descarta volta à Globo e Huck presidente: ‘Um populista’

Justiça condena Guedes por comparar servidores a parasitas

Ministro da Economia terá que pagar R$ 50 mil ao Sindicato dos Policiais Federais da Bahia

Pleno.News - 18/09/2020 14h34 | atualizado em 18/09/2020 15h59

Ministro da Economia, Paulo Guedes Foto: PR/Isac Nóbrega

Por decisão da Justiça, o ministro da Economia, Paulo Guedes, terá que pagar R$ 50 mil Sindicato dos Policiais Federais da Bahia (Sindipol-BA). Guedes foi condenado por uma declaração ocorrida em fevereiro deste ano, quando comparou servidores públicos a parasitas.

A decisão é da juíza Claudia da Costa Tourinho Scarpa, da 4ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária da Bahia (SJBA), que entendeu que houve uma violação aos direitos da personalidade dos integrantes da categoria profissional.

Na época, Guedes falava, durante uma palestra, sobre a reforma administrativa e afirmou que a situação do país não está em equilíbrio e defendeu uma revisão na carreira do funcionalismo.

– O hospedeiro está morrendo, o cara [funcionário público] virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático -ressaltou o ministro.

Ao determinar o pagamento, a magistrada apontou que, “na situação em epígrafe, o ministro de Estado da Economia, no exercício do seu direito à liberdade de expressão, insultou os servidores públicos. Ele os comparou a ‘parasitas’, pediu que eles ‘não assaltem o Brasil, quando o gigante está de joelhos’ e afirmou que eles ficam em casa ‘com geladeira cheia'”.

O valor foi estipulado “em virtude da violação aos direitos da personalidade dos integrantes da categoria profissional representada por este ente sindical, por meio dos seus pronunciamentos”, escreveu a juíza.

Ainda cabe recurso.

Leia também1 Alcolumbre: Congresso analisará vetos de Bolsonaro no dia 30
2 "Cartão vermelho de Bolsonaro não foi para mim", diz Guedes
3 Bolsonaro veta perdão a dívidas de igrejas e atende Paulo Guedes
4 Economia questiona Justiça sobre notificação a mercados
5 Guedes defende aumento de teto salarial do serviço público

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.