Leia também:
X Justiça condena Delgatti por alegação falsa sobre procurador

Justiça afasta Eduardo Leite do comando do PSDB; saiba mais

Sigla afirmou que vai aguardar a notificação para recorrer da decisão

Pleno.News - 11/09/2023 21h46 | atualizado em 12/09/2023 15h37

Eduardo Leite Fotos: Mauricio Tonetto/Secom/Governo RS

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, terá que se afastar da presidência do PSDB, que exercia desde fevereiro, por decisão da Justiça. A juíza Thaís Araújo Correia, da 13ª Vara Cível de Brasília, determinou ainda a anulação de todas as decisões tomadas por ele desde o dia 6 de julho de 2022, quando ele prorrogou o próprio mandato de forma considerada irregular. Procurada, a sigla afirmou que vai aguardar a notificação para recorrer da decisão.

Com isso, a atual Comissão Executiva, que havia sido formada em fevereiro deste ano, será dissolvida. Os outros dois governadores tucanos, Raquel Lyra, de Pernambuco, e Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul, exerciam cargos de vice-presidentes no colegiado e também terão de deixar seus postos. Leite terá 30 dias para convocar uma convenção para eleger uma nova Executiva.

Autor da ação, o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, alegou que Eduardo Leite deveria ter deixado o posto no dia 31 de maio, data estabelecida para o fim do mandato na ata da reunião da Comissão Executiva que o elegeu.

Ao defender-se na ação, o comando do PSDB argumentou que a decisão que prorrogou o atual órgão executivo se deu por unanimidade e que o próprio Orlando Morando anuiu com a votação e foi beneficiado com a prorrogação de mandato.

A Justiça, porém, rechaçou o argumento. Segundo a Justiça Eleitoral, Eduardo Leite ficaria como presidente do PSDB até novembro, não fosse a decisão desta segunda-feira (11).

*AE

Leia também1 Rio Grande do Sul pode ter chuva forte nos próximos dias
2 Sem Lula, Geraldo Alckmin visita municípios afetados por ciclone no RS
3 Leite sobre ausência de Lula: “Vou me abster de comentar”
4 Leite deixa recado para o governo federal e cita burocracia
5 Lula viaja para a Índia sem ter visitado a Região Sul após ciclone

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.