Leia também:
X Brasil passa de 4 mil mortes por Covid-19, diz governo

Julgamento sobre aborto em caso de zika vírus está 5 a 0

Ministros do STF estão analisando a questão em sessão virtual

Henrique Gimenes - 25/04/2020 18h19

STF julga o aborto em caso de infecção por zika vírus Foto: Pexels

Nesta semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar uma ação que permite o aborto nos casos em que a gestante estiver infectada por zika vírus. Os ministros da Corte analisam o caso em sessão virtual e, até o momento, há cinco votos contrários à permissão do aborto.

A ação foi apresentada pela Associação Nacional de Defensores Públicos (Anadep), que defendeu o direito da mulher em interromper a gravidez em casos de infecção por zika vírus. Para a associação, a mulher teria direito à “possibilidade de escolher não continuar com gravidez que lhe causa intenso sofrimento”.

A relatora da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5581) é a ministra Cármen Lúcia, que se manifestou contra o pedido. Ela foi acompanhada pelos ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Alexandre de Moraes

O julgamento virtual está marcado para terminar na próxima quinta-feira (30). Para que o aborto de mulheres infectadas com zika seja proibido, é necessário o voto de apenas mais um dos ministros.

Ainda faltam os votos dos ministros Luiz Fux, Rosa Weber, Marco Aurélio Mello, Celso de Mello, Ricardo Lewandowski e Luís Roberto Barroso.

Leia também1 Bolsonaro sobre aborto no Brasil: "Não haverá"
2 Presidente comparece a manifestação contra o aborto
3 STF vai julgar aborto em caso de infecção por zika vírus

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.