Leia também:
X Supremo dá 5 dias para governo explicar cronograma de vacinas

Julgamento do impeachment de Witzel será no dia 30 de abril

Definição será tomada pelos dez integrantes do Tribunal Especial Misto, dos quais sete precisam votar pelo impedimento

Paulo Moura - 22/04/2021 08h13 | atualizado em 22/04/2021 09h16

Wilson Witzel, governador afastado do Rio de Janeiro Foto: Agência Brasil/Fernando Frazão

A definição sobre o futuro do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), já tem data para acontecer: o dia 30 de abril. A escolha foi tomada em decisão do desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, presidente do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ), que também preside o Tribunal Especial Misto (TEM).

Neste dia acontecerá o julgamento do pedido de impeachment contra Witzel. Eleito no pleito de 2018, o político está afastado do comando do Executivo fluminense desde o fim de agosto de 2020. Witzel é acusado de envolvimento em desvios de recursos na área da Saúde do Rio de Janeiro durante a gestão da pandemia. Desde o início das investigações, ele nega ter cometido crimes.

O relator do processo, deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), protocolará o relatório final até o dia 29 de abril e dará seu voto na sessão de julgamento do TEM. O voto do relator poderá ser seguido ou não pelos outros nove integrantes do colegiado, sendo cinco desembargadores e quatro deputados estaduais. Se houver 7 votos pelo impedimento, Witzel deixará definitivamente o cargo.

O prazo das alegações finais da defesa do governador afastado venceria na quarta-feira (21), até 23h59, mas houve uma solicitação de prorrogação de cinco dias, aceita pelo Tribunal. Assim, poderão ser apresentadas até dia 26, às 23h59.

– Os advogados atuais de Witzel, que não estavam no início do processo, solicitaram cinco dias a mais de prazo para suas alegações finais, e o presidente do TEM agiu com prudência, aceitando essa dilatação para que não paire nenhuma dúvida quanto ao mais amplo direito de defesa. Meu voto vai levar em conta tudo o que li a respeito deste processo – afirmou Waldeck.

Leia também1 Moraes nega mais um pedido de Witzel contra o impeachment
2 Bolsonaro diz que governadores 'fizeram a festa' com recursos
3 STF nega pedido de suspensão do impeachment de Witzel
4 Paes sobre restrições: "Não tenho medo de medidas impopulares"
5 Bretas se diz suspeito para julgar Witzel: 'Razão de foro íntimo'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.