Juíza manda Twitter revelar IP de contas do Sleeping Giants
Perfis denunciam veiculação de notícias consideradas falsas aos patrocinadores de páginas da internet
Pierre Borges - 28/01/2022 15h15 | atualizado em 28/01/2022 15h49

A Justiça do Rio Grande do Sul determinou que o Twitter revele o endereço IP (código de identificação de dispositivos conectados à internet) de duas contas do Sleeping Giants. A decisão ocorre no âmbito de uma ação movida pelo Jornal da Cidade Online.
A rede social tem até 15 dias para divulgar o IP das contas do Sleeping Giants Brasil (@slpng_giants_pt) e do Sleeping Giants Rio Grande do Sul(@slpng_giants_RS). De acordo com ela, o objetivo é “viabilizar o acesso ao Judiciário” pelo Jornal da Cidade, que acusa a organização de promover o “linchamento” virtual do veículo.
Os perfis do Sleeping Giants são voltados para denunciar aos patrocinadores de páginas da internet a veiculação de notícias consideradas falsas. Na ação, o Jornal da Cidade Online pediu ainda que as páginas em questão fossem removidas, mas a medida foi vedada pela juíza Ana Paula Caimi, da Vara de Justiça de Passo Fundo.
Segundo a juíza, “na mesma proporção que o jornal deve possuir liberdade na adoção da sua linha editorial, a população deve poder efetuar ‘denúncias’ e emitir opiniões críticas sobre as matérias jornalísticas veiculadas”. O parecer é referente a denúncias que o Sleeping Giants recebe de forma anônima sobre notícias consideradas falsas.
O Sleeping Giants foi criado pelo casal paranaense Leonardo de Carvalho Leal e Mayara Stelle. A residência dos dois, porém, é desconhecida.
Leia também1 Ministro da Cidadania fará pronunciamento nesta sexta
2 Infecção complementa vacina e gera 'superproteção', diz estudo
3 Moraes não aceita recurso e mantém depoimento de Bolsonaro à PF
4 Empresário diz que contratou carros para ler bula das vacinas
5 "Políticas equivocada levaram milhões para a rua da amargura"