Leia também:
X Após febre, piloto e namorada morrem no mesmo dia

Juiz se pronuncia após vetar estagiários heterossexuais

Edital derrubado destinava todas as vagas exclusivamente à comunidade LGBTQIA+

Pleno.News - 10/06/2023 12h04 | atualizado em 10/06/2023 12h51

Mário Soares Caymmi Gomes Foto: Reprodução / Youtube

Um juiz da Bahia se pronunciou após o seu edital de estagiários para o Tribunal de Justiça do estado (TJBA) acabar suspenso por reservar todas as vagas exclusivamente à pessoas que se autodeclararem LGBTQIA+.

Responsável pela 12ª Vara das Relações de Consumo em Salvador, o magistrado Mário Soares Caymmi Gomes, que é homossexual, afirmou que se sente no direito de escolher trabalhar com pessoas gays.

As declarações ocorreram em entrevista ao jornalista Luís Ganem publicada nas redes sociais em maio, mas que ganhou repercussão nesta sexta-feira (9).

– Se eles podem escolher pessoas cisgênero, heterossexuais, eu também me sinto no direito de reservar as minhas vagas, com quem eu quero trabalhar para pessoas não binárias, gays, sapatão… Todo mundo que faz parte desse espectro – declarou Gomes.

Segundo informações do portal Metrópoles, o responsável por determinar a suspensão do edital foi o corregedor José Rocha Rotondano, em janeiro de 2023. Para Rotondano, o caso representaria “preconceito reverso”.

O edital derrubado afirmava que inscrições sem declaração de pertencer à comunidade LGBTQIA+ não seriam “admitidas”.

– Como medida afirmativa de promoção da diversidade de Gênero e de Orientação Sexual no âmbito do Poder Judiciário do Estado da Bahia, esta seleção estará restrita às pessoas que, ao se candidatarem, se autodeclarem LGBTQIAPN+ – dizia o texto.

Gomes, por sua vez, afirma que José Rotondano é gay não assumido e que já chegou a se relacionar com seu atual parceiro antes de os dois se conhecerem.

– O incômodo em relação a essa história toda é que essa determinação tenha vindo de um corregedor que é gay, ainda que ele não se assuma. Mas já que estamos tratando desse tema relevante, isso não é fofoca, eu acho que isso tem a ver com o caso. Eu sei que ele é gay porque ele teve um caso com o meu marido antes do meu marido me conhecer – assinalou.

Leia também1 STF confirma que vaga de Deltan ficará com suplente do Podemos
2 PL libera senadores e direita pavimenta caminho para Zanin
3 Janones alfineta Moro e senador rebate: "Parlamentar folclórico"
4 STF pode manter vaga de Deltan com o Podemos; entenda
5 Ação na Justiça quer impedir shows de Roger Waters no Brasil

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.