Leia também:
X Desembargador determina soltura de Milton Ribeiro

Juiz que prendeu Ribeiro estaria sofrendo “centenas de ameaças”

A Polícia Federal já recebeu pedidos de investigação

Pleno.News - 23/06/2022 13h43 | atualizado em 23/06/2022 15h05

Renato Borelli é juiz federal e palestrante Foto: Reprodução/Gran Cursos Jurídico

O juiz Renato Borelli, da 15ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal, estaria recebendo “centenas de ameaças” de apoiadores do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, contra quem o magistrado expediu ordem de prisão preventiva na investigação sobre o suposto gabinete paralelo instalado no MEC com favorecimento de pastores na distribuição de verbas.

Segundo a Justiça Federal do DF, pedidos de investigação já foram encaminhados para a Polícia Federal. O órgão não detalhou de que modo se deram as ameaças, mas citou que Borelli tem recebido comentários como “comunista ativista” e “juiz esquerdista”.

A PF executou o mandado de prisão preventiva contra Ribeiro nesta quarta-feira (22), no âmbito da Operação Acesso Pago. Dentro da mesma ofensiva, Borelli também decretou a prisão dos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura, que estão no centro do esquema sob investigação sobre o gabinete paralelo no MEC na gestão de Ribeiro.

O juiz Renato Borelli já deu outras decisões contra políticos de diferentes partidos. Foi ele, por exemplo, que determinou, em 2020, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) fosse obrigado a usar máscara nos espaços públicos de Brasília – decisão que acabou derrubada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região dois dias depois.

Além de juiz federal, Borelli é palestrante e professor de Direito Administrativo em um curso preparatório para concursos.

*Com informações da AE

Leia também1 Desembargador determina soltura de Milton Ribeiro
2 Bolsonaro homenageia amigo que o ajudou na carreira política
3 Petrobras pede a Mendonça mais tempo para explicar reajuste
4 No Brics, Putin responsabiliza "certos países" por crises globais
5 Vereador de Fortaleza é expulso do PT por atropelar amante

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.