Leia também:
X Globoplay anuncia inclusão de Marighella no catálogo de filmes

“Juiz não é acusador, e acusador não é juiz”, diz Mendonça

Mendonça falou sobre imparcialidade do juiz

Monique Mello - 01/12/2021 13h24 | atualizado em 01/12/2021 16h20

André Mendonça é sabatinado no Senado Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Durante a sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), o ex-ministro da Justiça André Mendonça disse que vai atuar em defesa da preservação dos direitos e garantias fundamentais, caso tenha aprovada sua indicação para o STF (Supremo Tribunal Federal). Logo em seguida, ele levantou a questão da imparcialidade do juiz.

– Reafirmo que a preservação dos direitos e garantias fundamentais se revelam ainda mais indispensáveis pelos membros do Poder Judiciário, em especial pelos ministros da Suprema Corte do país. Juiz não é acusador, e acusador não é juiz, bem como não se deve fazer pré-julgamentos – afirmou.

Sobre a prisão em segunda instância, Mendonça disse que o STF deverá revisitar o assunto apenas se for provocado a fazê-lo.

– Sou adepto ao princípio da segurança jurídica. Assim, entendo que a questão está submetida ao Congresso Nacional, cabendo a este deliberar sobre o tema, devendo o STF revisitar o assunto apenas após eventual pronunciamento modificativo por parte do Poder Legislativo sobre a matéria e caso o Judiciário seja provocado a fazê-lo – defendeu.

Ainda na tecla da imparcialidade, André Mendonça disse aos senadores que, se aprovado pelo Senado para integrar a Suprema Corte, irá atuar de forma imparcial em suas decisões e votos no STF.

– Darei tratamento igualitário e imparcial a todas as partes, seja Estado ou particular, acusação ou acusado, governo ou oposição, ricos ou pobres, homens ou mulheres, assim como pessoas de qualquer orientação sexual. Portanto, meu compromisso com o Estado Democrático, a Justiça e a aplicação imparcial do direito são inegociáveis – disse o ex-AGU.

Leia também1 Mendonça assume compromisso com Estado laico e democracia
2 Alerj concede Medalha Tiradentes a André Mendonça
3 Em sabatina, André Mendonça defende armamento civil
4 Frente Evangélica realiza culto por indicação de Mendonça
5 Quem é André Mendonça, nome que Bolsonaro indicou ao STF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.