Leia também:
X PT processa parlamentares por apelido “Partido dos Traficantes”

Juiz manda Nikolas excluir post sobre “Partido dos Traficantes”

Justiça do Distrito Federal considerou "dano moral" associar Partido do Trabalhadores ao tráfico de drogas

Thamirys Andrade - 04/11/2025 12h37 | atualizado em 04/11/2025 13h36

Nikolas Ferreira Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Em decisão liminar na tarde desta segunda-feira (3), o Tribunal de Justiça do Distrito Federal determinou que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) delete, em até 48 horas, uma postagem feita no X na qual chama o Partido dos Trabalhadores (PT) de “Partido dos Traficantes”.

Responsável pela decisão, o juiz Wagner Pessoa Vieira, da 5ª Vara Cível de Brasília, afirmou que associar a sigla política a traficantes no contexto da operação policial mais letal da história do país pode “causar transtornos e prejuízos imediatos à imagem e honra objetiva” do partido.

– A publicação de informações falsas ou desprovidas de autenticidade, imputando aos apelantes apoio a grupo terrorista, configura dano moral, uma vez que atinge diretamente a honra e a imagem deles. A gravidade do dano é acentuada pelo fato de que os apelados são figuras públicas com amplo alcance midiático – afirmou o magistrado.

Também disse que a imunidade parlamentar de Nikolas não se estende a ambientes externos à Câmara dos Deputados e nem a falas que não estejam vinculadas ao exercício do mandato.

– As assertivas pronunciadas em ambientes externos àquela casa legislativa, inclusive virtuais, somente estão imunes quando estritamente vinculadas ao exercício do mandato. Na hipótese dos autos, a postagem feita pelo réu, em plataforma digital de comunicação em rede social, não guarda relação com a atividade parlamentar, pois constitui mera opinião pessoal, sem natureza fiscalizatória ou intenção informativa e, portanto, desprovida de proteção pela imunidade parlamentar.

Em resposta, o parlamentar disse no X que “a justiça só vai atrás de quem é de direita, uma coincidência absurda”.

– Lula recebeu 4 de cada 5 votos de eleitores presos. Além de quando, anunciada sua vitória, há dezenas de vídeos dentro de presididos comemorando sua eleição. E mais: foi meramente uma resposta à esquerda que levantou “PL PARTIDO DOS TRAFICANTES” – escreveu.

Como mostrou o Pleno.News, a sigla moveu processos semelhantes contra Bia Kicis (PL-DF), Carlos Jordy (PL-RJ), Gustavo Gayer (PL-GO) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). A legenda requer uma indenização de R$ 30 mil para cada parlamentar. Também pede R$ 10 mil contra perfis de direita nas redes sociais, que são alvos da ação.

Como argumento, o PT afirma que trata-se de um “uso desonesto e abusivo da imunidade parlamentar e da liberdade de expressão”, com o objetivo de “manipular a compreensão pública para mentir que o Partido dos Trabalhadores é apoiador, vinculado, associado ou de alguma forma defensor de traficantes”.

Leia também1 PT processa parlamentares por apelido "Partido dos Traficantes"
2 PT notifica X por publicações que ligam partido ao tráfico de drogas
3 Jornalistas estrangeiros que estão em Belém para COP são roubados
4 Moraes cita condenação e risco de fuga e mantém Braga Netto preso
5 Lula e Janja se hospedam em iate de luxo durante a COP30

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.