Leia também:
X Biden comete gafe em encontro com premiê do Reino Unido

Jornalista critica Lula por pedir avião novo: “Fora da realidade”

Para Augusto Nunes, presidente "não sabe o que se passa em terra"

Thamirys Andrade - 09/06/2023 09h51 | atualizado em 09/06/2023 16h21

Augusto Nunes Foto: Reprodução / Twitter

O jornalista Augusto Nunes criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por querer comprar um novo avião presidencial em tempos de crise econômica. Em análise publicada em suas redes sociais, o comunicador afirmou que o chefe do Executivo “não sabe o que se passa em terra, no Brasil real”.

– Ele vai para reuniões no exterior a que comparecem chefes de Estado em voo de carreira, voando com simplicidade, tratando de coisas sérias. Ele quer um avião para chamar de seu, novinho, para passear. O Lula está meio fora da realidade. Ele não sabe o que se passa em terra, no Brasil real – declarou Nunes em vídeo para a Revista Oeste.

Na sequência, o jornalista enfatiza que o petista quer um novo avião “para passear”, e menciona que o líder do Planalto já possui uma nova viagem internacional marcada para este mês, na França. Vale lembrar que em seus cinco primeiros meses de mandato, Lula já visitou nove países, totalizando 24 dias em solo internacional, segundo o portal Poder 360.

– O Lula quer avião para passear. Ele vai passear de novo esse mês, já tem viagem para outro [país], a agenda está lotada, e a classe média que fique assistindo ao filme da tarde em uma televisão só – completou Augusto Nunes.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Pleno.News (@plenonews)

A ideia de comprar uma nova aeronave foi mencionada pelo líder do Planalto em um almoço no Comando da Aeronáutica na última quarta-feira (7). Segundo a colunista do UOL Thaís Oyama, na ocasião, ele reclamou da falta de espaço e de autonomia dos aviões da Presidência.

USO DE HELICÓPTEROS NO DF
Vale mencionar também que nesses cinco meses de mandato, Lula ultrapassou o número de vezes que os ex-chefes do Executivo Jair Bolsonaro (PL) e Michel Temer (MDB) usaram helicópteros da Presidência para sobrevoar o Distrito Federal. A constatação leva em conta todos os anos em que Bolsonaro e Temer estiveram no poder.

De acordo com informações da CNN Brasil, Lula já usou a aeronave 24 vezes nesses cinco meses, enquanto Bolsonaro utilizou por 11 vezes de 2019 a 2022 e Temer, por dez vezes entre maio de 2016 até dezembro de 2018.

Todas as vezes em que Lula voou com o helicóptero no DF era para transportá-lo do Palácio da Alvorada até a Base Aérea de Brasília. O mesmo trajeto pode ser feito de carro em cerca de 15 minutos no caso da utilização de comboios presidenciais. De helicóptero, o intervalo é de cerca de 5 minutos, mas implica gastos mais elevados.

Leia também1 Em 5 meses, Lula supera Temer e Bolsonaro no uso de helicóptero
2 Mendonça sobre Zanin: “Grande jurista” e “pessoa do bem”
3 Dino pedirá ação contra racismo sofrido por atletas na Argentina
4 Tarcísio é recebido com aplausos na Marcha para Jesus em SP
5 Quem é Celso Sabino, cotado para o Ministério do Turismo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.