Jogador da Seleção vira alvo da AGU após sugerir tiro em Lula
Wallace de Souza chegou a publicar enquete sobre tiro no presidente, mas apagou a postagem
Pleno.News - 31/01/2023 14h32 | atualizado em 31/01/2023 16h26
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta (PT), disse que acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) contra o jogador de vôlei Wallace de Souza, da Seleção Brasileira e atualmente no Sada Cruzeiro, após o atleta sugerir em uma enquete nas redes sociais que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levasse um “tiro na cara”.
Wallace fez uma série de postagens, nas primeiras horas desta terça-feira (31), sobre a sua experiência em um stand de tiro, compartilhando, inclusive, a arma que mais gostou de usar. O atleta então abriu a caixa de perguntas aos seguidores e foi questionado se “daria um tiro na cara do Lula”. Ao responder, o atleta publicou uma enquete com o texto: “Alguém faria isso: sim ou não?”. Posteriormente, o atleta apagou a publicação.
Em nota, o Sada Cruzeiro disse ter lamentado profundamente a atitude e pediu desculpas pela postagem de Wallace, ressaltando a necessidade de cautela em manifestações nas redes sociais por causa do momento “delicado” do país.
– As redes sociais podem parecer um espaço em que tudo está liberado, sem muita avaliação das responsabilidades de interpretação, e isso é uma armadilha gigantesca – escreveu o clube.
O ministro Paulo Pimenta, por sua vez, disse que o Planalto vai tomar todas as atitudes necessárias e afirmou que não serão toleradas “ameaças feitas por extremistas e golpistas!”. Procurada pelo jornal O Estado de São Paulo, a Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) afirma que “repudia qualquer tipo de violência ou incitação a atos violentos”.
A ministra do Esporte, Ana Moser, também comentou a declaração de Wallace. Segundo ela, “antes de atleta, o jogador Wallace é um cidadão brasileiro e deve responder às nossas leis e instituições”.
Após anunciar a sua aposentadoria da Seleção Brasileira, Wallace de Souza retornou ao time nacional no ano passado, quando ajudou a equipe comandada por Renan Dal Zotto a conquistar a medalha de bronze no Mundial de vôlei. O oposto de 35 anos também foi medalhista olímpico na Olimpíada do Rio, em 2016, e prata nos Jogos de Londres, em 2012.
*Com informações AE
Leia também1 Esposa de Daniel Alves nega que queira o divórcio: “Inventam”
2 Americanas contrata advogado que defendeu Lula na Lava Jato
3 Lula liberou Exército para vetar PM em acampamento no dia 8
4 França tem greve geral contra a reforma da Previdência
5 Jogador sobrevive após ônibus cair de altura de 10 metros