Leia também:
X Flávio Bolsonaro disputará Prefeitura do Rio, diz Valdemar

Joesley e Wesley Batista estarão em comitiva de Lula na China

Joesley ficou conhecido por gravar Michel Temer supostamente autorizando a compra do silêncio de Eduardo Cunha

Paulo Moura - 18/03/2023 15h40 | atualizado em 20/03/2023 12h00

Irmãos Joesley e Wesley Batista Fotos: Agência Senado/Edilson Rodrigues // Agência Senado/Waldemir Barreto

Perto de 100 empresários estarão na comitiva que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) levará à China no final deste mês. Entre os integrantes do grupo estão dois nomes que já figuraram nos noticiários em tempos recentes: os irmãos Joesley e Wesley Batista, executivos do grupo J&F, que controla a JBS, multinacional do setor de alimentos.

A informação sobre a presença dos irmãos na comitiva foi divulgada pelo jornal O Globo neste sábado (18). Joesley e Wesley são filhos de José Batista Sobrinho, fundador da JBS. Atualmente os irmãos são os acionistas controladores da companhia por meio da J&F Investimentos, uma empresa que dividem meio e meio.

Em 2017, Joesley ficou famoso por gravar o então presidente Michel Temer supostamente autorizando a compra do silêncio do ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ), depois que ele foi preso na Operação Lava Jato.

Naquele mesmo ano, os irmãos Batista fecharam acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal justamente no âmbito da Lava Jato. De acordo com Joesley, o frigorífico JBS exercia influência no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por meio do ex-ministro Guido Mantega, durante a gestão petista.

O empresário ainda relatou, na época, que pagava como propina uma taxa de quatro por cento do valor de cada contrato aprovado no BNDES, assim como dos aportes financeiros feitos por meio da BNDESpar, divisão do banco que investe em participações de empresas e é acionista da JBS.

Leia também1 Novo aciona STF contra decisão que liberou políticos em estatais
2 PF acha Oswaldo Eustáquio, mas pedido de asilo impede prisão
3 Fotos de Macron são queimadas por manifestantes em Paris
4 Sapato decide se pronunciar sobre expulsão do BBB
5 20 alunos sofrem surto coletivo, e Samu precisa ser acionado

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.