Leia também:
X Aluno denuncia comício em faculdade com Fora Bolsonaro

Joaquim Barbosa: “Bolsonaro é visto como ser humano abjeto”

Ex-ministro do STF fez ataques pessoais ao presidente

Pleno.News - 27/09/2022 17h22 | atualizado em 27/09/2022 18h19

Ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa Foto: STF/Felipe Sampaio

Em um dos vídeos gravados em apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) é visto como “um ser humano abjeto, desprezível, uma pessoa a ser evitada”. Segundo ele, é preciso votar em Lula já no primeiro turno.

– Em 2018, eu alertei os brasileiros de que Jair Bolsonaro seria uma péssima escolha para a Presidência da República. Bolsonaro não é um nome sério, não serve para governar um país como o nosso. Não está à altura. Não tem dignidade para ocupar um cargo dessa relevância – afirmou o ex-ministro em um dos vídeos divulgados pelo PT.

Ele ainda afirmou que nosso país vive um “isolamento internacional”.

– Nas grandes democracias, Bolsonaro é visto com um ser humano abjeto, desprezível, uma pessoa a ser evitada. Esse isolamento internacional é muito ruim para o nosso país. Nós perdemos muitas oportunidades com isso. É preciso votar já em Lula no primeiro turno para encerrar essa eleição no próximo domingo – finaliza.

Barbosa foi indicado por Lula em 2003 à Corte. Anos depois, foi relator da ação penal movida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra petistas e deputados da base aliada em razão da participação no mensalão.

O ex-ministro chegou a ser alvo de ataques pela militância petista e representou alguns dos votos mais duros da ação penal que levou à condenação de antigos caciques do partido, como o ex-ministro José Dirceu e o ex-deputado José Genoino.

Na última semana, o autor do impeachment de Dilma Rousseff, Miguel Reale Júnior, também gravou um vídeo em que pede voto no petista, “para que o país não viva sobressaltos” e evite “ameaça de golpe”. O economista Paulo de Tarso, que foi expulso do PT por denunciar um dos primeiros escândalos de corrupção do partido, também manifestou apoio a Lula. Ele declarava voto em Ciro Gomes (PDT).

*AE

Leia também1 Cachaça está destruindo a mente de Lula, compartilha Michelle
2 Lula conta que já andou armado para se defender nas ruas de SP
3 Bolsonaro: “Não abandonamos a pauta de costumes"
4 PF intima dono do site com ataques a Bolsonaro a depor
5 "Não preciso fazer promessas", diz Lula ocultando propostas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.