Leia também:
X Bolsonaro escolhe Fernando Bezerra como líder no Senado

Jean Wyllys vence ação após chamar Bolsonaro de “racista”

Presidente entrou com processo e pediu indenização por danos morais. Justiça decidiu a favor do ex-deputado

Henrique Gimenes - 19/02/2019 21h58

Presidente Jair Bolsonaro Foto: PR/Alan Santos

Nesta terça-feira (19), a Justiça do Rio de Janeiro negou um pedido de indenização feito pelo presidente Jair Bolsonaro contra o ex-deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) por declarações feitas durante uma entrevista em 2017.

Na época, Jean falou ao jornal O Povo, de Fortaleza (CE), e utilizou termos como “fascista”, “desonesto”, “responsável por lavagem de dinheiro e caixa dois”, “burro”, “ignorante”, “desqualificado”, “racista”, “corrupto”, “canalha”, “nepotista” e “boquirroto” para se referir a Bolsonaro.

No processo, o presidente disse que as ofensas se configuravam como calúnia, injúria e difamação por terem sido ditas fora da Câmara dos Deputados. Ele pedia R$ 20 mil de indenização por danos morais. Em sua defesa, no entanto, o ex-deputado Jean Wyllys disse que ele estava protegido pela imunidade parlamentar.

Ex-deputado Jean Wyllys Foto: Wilson Dias/ Agência Brasil

Em sua decisão, a juíza Márcia Hollanda, da 47ª Vara Cível da Capital, concordou com o ex-deputado do PSOL e afirmou que “apesar de reconhecer o inequívoco tom ofensor dirigido pelo réu ao autor, inclusive imputando-lhe a prática de crime de lavagem de dinheiro, na esteira da posição consolidada pelo Egr. Supremo Tribunal Federal, entendo que as declarações estão abarcadas pela imunidade parlamentar”.

Leia também1 Em áudios, Bolsonaro se irrita com Bebianno. Veja a íntegra
2 STF determina que Bolsonaro indenize Maria do Rosário

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.