Leia também:
X Moraes barra decisão de vínculo trabalhista de motorista e app

Jean Wyllys apaga post contra Leite após ordem da Justiça

Ex-deputado é investigado por suposta injúria e incentivo ao preconceito

Henrique Gimenes - 27/07/2023 20h38 | atualizado em 28/07/2023 11h21

Jean Wyllys e Eduardo Leite Fotos: EFE/Paulo Novais | Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini

Após decisão da Justiça, o ex-deputado federal Jean Wyllys apagou uma publicação que fez contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). No post, o ex-parlamentar disse que Leite teria “fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes [de militares]“ e o acusou de “homofobia internalizada”.

A medida atendeu a um pedido feito pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), que considerou que “Jean Wyllys ultrapassou os limites da liberdade de expressão, ofendendo a dignidade e o decoro do governador do Estado, sobretudo considerando o alcance da publicação”.

– Que governadores héteros de direita e extrema-direita fizessem isso já era esperado. Mas de um gay…? Se bem que gays com homofobia internalizada em geral desenvolvem libido e fetiches em relação ao autoritarismo e aos uniformes; se for branco e rico então… Tá feio, bee! – escreveu o ex-deputado no post agora apagado.

O ex-deputado é investigado por injúria, além de praticar, induzir ou incitar discriminação ou preconceito contra Leite. O suposto crime ocorreu em uma publicação feita dia 14 de julho, quando Wyllys criticou a decisão do governador de manter o programa de escolas cívico-militares. Entretanto, o foco de sua mensagem foi a sexualidade do gestor sulista.

Leia também1 Faca usada por Adélio foi entregue para o Exército, diz médico de Bolsonaro
2 Moraes barra decisão de vínculo trabalhista de motorista e app
3 Certidão de óbito revela causas da morte de Gal Costa
4 Venda da Eletrobras foi “crime de lesa-pátria”, afirma ministro
5 Espião russo preso no Brasil irá para o semiaberto

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.