Leia também:
X Polícia Federal conclui que Temer cometeu crimes

Janot denuncia Temer pelo crime de corrupção passiva

Denúncia foi enviada nesta segunda-feira ao STF. Câmara vai decidir sobre prosseguimento

1078846-34203574573_140371e4cb_o_1

Presidente Michel Temer passa mal e é internado em centro cirúrgico Foto: PR/Marcos Corrêa

Henrique Gimenes - 26/06/2017 21h09 | atualizado em 26/06/2017 22h54

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denuncia o presidente Michel Temer ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de corrupção passiva. O ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures, que é ex-assessor do presidente, também foi incluído no documento, enviado nesta segunda-feira (26).

No áudio em que se baseia a denúncia, o presidente foi gravado dialogando com Joesley Batista sobre a compra de um procurador, manipulação de juízes e pagamentos de propina. Temer indica Rocha Loures, ex-assessor da Presidência, para tratar dos assuntos. O ex-deputado Loures foi depois flagrado pela PF com uma mala recebida da JBS contendo R$ 500 mil. A gravação faz parte da delação premiada de executivos da empresa firmada em parceria com o Ministério Público Federal (MPF).

O procurador Rodrigo Janot solicitou ao ministro Edson Fachin que envie a peça para a Câmara de Deputados após o presidente e o ex-deputado apresentarem defesa prévia. A casa deve votar se permite o prosseguimento da denuncia contra Michel Temer.

A PGR também solicitou ao STF que autorize uma nova investigação contra o presidente Michel Temer e o ex-deputado Rocha Loures. O novo procedimento trata de um decreto assinado por Temer em maio para o setor de portos. A Polícia Federal gravou ligações de Loures em supostamente teria intercedido para conseguir modificações que poderiam beneficiar algumas empresas do setor. Outro pedido feito foi do envio da petição para o MPF em Brasília. A intenção nesse caso é investigar atuações suspeitas de funcionários do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Petrobras.

O presidente Temer ainda é investigado por obstrução de Justiça e participação em organização criminosa, mas, até o momento, nenhuma denúncia foi apresentada.

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.