Leia também:
X Militantes do PSOL invadem Havan em protesto contra Hang

Janones admite racismo: “Espero pagar com minha ignorância”

Durante debate da Band, coordenador da campanha de Lula chamou Sérgio Camargo de "capitão do mato"

Gabriel Mansur - 01/09/2022 17h13 | atualizado em 01/09/2022 19h02

André Janones Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

Nos bastidores do debate da Band, no último domingo (28), o deputado federal André Janones (Avante-MG) chamou o ex-presidente da Fundação Palmares – e candidato a deputado federal – Sérgio Camargo (PL) de “capitão do mato”.

Nesta quinta-feira (1º), o parlamentar, que também é coordenador da campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência da República, admitiu que adotou uma expressão racista para criticar o apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), que o processou por injúria racial. A informação é do site O Antagonista.

– Porque eu chamei ele de capitão do mato, isso é racismo? Eu não sabia, fui me aprofundar, fui ler e descobri isso. Espero pagar pela minha ignorância, porque ignorância não pode ser justificativa para a gente passar pano para nenhuma atitude que possa soar racista, ainda que não o seja, como de fato não foi. Foi um reflexo de uma ignorância minha – relatou.

O deputado mineiro relevou o processo na Justiça e afirmou que não contestará a ação do candidato à Câmara dos Deputados por São Paulo.

– Caso ele de fato ingresse com uma ação contra mim, essa ação não será contestada. Eu espero ser punido pelo meu erro e que isso possa fortalecer a luta contra o racismo estrutural, que infelizmente ocorre no nosso país – completou.

Nos bastidores do encontro, Janones também já havia provocado outros políticos de direita, como os candidatos a deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e Ricardo Salles (PL-SP). A discussão com Salles, inclusive, quase chegou às vias de fato após os dois trocarem ofensas e gritos.

Leia também1 Carlos pede indenização após Janones chamá-lo de "miliciano"
2 Sérgio Camargo pede apuração contra Janones por injúria racial
3 Após "polêmicas" em debate, Janones se desculpa 'com o povo'
4 Deputada confronta Janones nos bastidores do debate
5 Nikolas Ferreira debocha de Janones após briga com Salles

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.