Leia também:
X “Tentaram matá-lo e agora querem prendê-lo”, diz Carlos

Janja tentou barrar imprensa em coquetel de Lula após a posse

Primeira-dama priorizou a privacidade dos convidados que poderiam ficar constrangidos com a mídia

Marcos Melo - 02/01/2023 15h21 | atualizado em 02/01/2023 16h26

Primeira-dama, Janja Foto: Ricardo Stuckert

A primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, mais conhecida como Janja, tentou impedir o acesso de jornalistas no tradicional coquetel no Palácio do Itamaraty, na noite deste domingo (1º). O evento celebrou a posse do presidente Lula (PT). Posteriormente, foi entendido que profissionais de imprensa deveriam entrar, até para não se criar uma relação de hostilidade com a mídia já no início do governo.

Janja pensou que a presença da imprensa poderia comprometer a privacidade dos convidados e causar constrangimento, atrapalhando o bom andamento do evento. Essa recepção não costuma ter finalidade particular, mas política. Aproximadamente 3 mil pessoas foram convidadas.

De acordo com o Poder360, uma média de 30 jornalistas foram convidados pela campanha de Lula, mas Janja teve de aprovar cada nome, antes da liberação. Isso causou mal-estar entre petistas e aliados e essa discordância derrubou a decisão de barrar os profissionais de mídia, que logo foram liberados.

Há mais a mão de Janja nas decisões de Lula do que se possa imaginar. Foi dela, inclusive, a ideia do Festival do Futuro, série de shows realizados na Esplanada dos Ministérios com artistas que deram apoio à campanha de Lula. Essas apresentações cumpriram a tarefa de atrair público e criar uma atmosfera de popularidade ao presidente empossado.

A primeira-dama também decidiu pela passagem da faixa presidencial por pessoas que seriam representantes da sociedade brasileira, iniciativa que produz uma aura de representatividade e “batiza” a nova gestão sob a égide da pluralidade.

Leia também1 Saiba quem são os cidadãos que passaram a faixa para Lula
2 Amigo afirma que Lula e Janja eram amantes; entenda o caso
3 Janja organiza evento da posse e populares passam mal por sede
4 Lula recebe 2023 com familiares e amigos em hotel de luxo no DF
5 Posse de Lula: Janja tem atrito com petistas, diz colunista

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.