Leia também:
X Confira na íntegra o discurso de posse feito por Lula na Câmara

Janja organiza evento da posse e populares passam mal por sede

Diversas pessoas passaram mal e tiveram de ser socorridas pelos bombeiros

Marcos Melo - 01/01/2023 16h55 | atualizado em 02/01/2023 13h16

Samu Foto: CNM/Divulgação

O evento de posse de Lula (PT), organizado pela primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, na Praça dos Três Poderes, neste domingo (1°), causou cenário caótico por falta d’água. Diversas pessoas passaram mal por sede e desidratação em razão da falta de organização do evento. Bombeiros tiveram de socorrê-las.

Com apenas dois pontos de distribuição de água para beber, e mesmo assim atendendo apenas a quem possuía copo ou garrafa, a situação atingiu o seu auge por volta das 12h, quando ficou insustentável. Copos descartáveis não foram disponibilizados pelo organização.

Anilce Duque, de 65 anos, professora, foi uma das vítimas dessa desordem. Ela desmaiou e teve de ser levada pelos bombeiros para uma unidade de pronto atendimento.

– Tive mal-estar pela insolação e falta de água. O calor está demais. Como não pensaram que as pessoas teriam de tomar água? – criticou a professora.

Filas enormes se formavam, ultrapassando um quilômetro, para abastecer o recipiente de água. Anilce denunciou também que muitas pessoas, no desespero, furavam fila, o que tornava a situação desesperadora.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a máxima em Brasília neste domingo (1°) deve ser de 28°C. Os bombeiros não informaram o total de pessoas que tiveram de ser atendidas.

A organização proibiu garrafas por medida de segurança e comunicou que haveria distribuição gratuita de água. A estimativa dos organizadores era de 300 mil pessoas.

Leia também1 Em sessão no Congresso, Lula é empossado como presidente
2 Lula, Alckmin e suas respectivas esposas usam carro aberto
3 Lula recebe 2023 com familiares e amigos em hotel de luxo no DF
4 Lula é pressionado por ativistas a criar Secretaria das Favelas
5 Posse de Lula: Janja tem atrito com petistas, diz colunista

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.