Leia também:
X Figueiredo critica inquérito das fake news e vê ameaça

Janja leva Globo ao Alvorada e reclama da conservação do local

Primeira-dama mostrou itens danificados na residência oficial

Paulo Moura - 06/01/2023 12h18 | atualizado em 06/01/2023 13h08

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, levou a reportagem da Globo para o Palácio da Alvorada, residência oficial dos presidentes da República. O objetivo foi reclamar do estado de conservação do local. Em uma matéria exibida pelo Jornal Nacional e pela GloboNews, a primeira-dama se queixou do que chamou de “falta de cuidado”.

Apesar da emissora tratar os problemas como “estragos”, os danos mostrados mais pareciam ter sido causados pela ação do tempo. Entre as partes danificadas no Alvorada apareceram a quina de uma mesa lascada, uma poltrona com um pequeno rasgo, alguns tapetes puídos e uma infiltração no gesso, desgastes que são comuns na maioria das casas.

A despeito do alarme criado em torno de uma reforma pela qual o palácio terá de passar, o prédio já passou por outras intervenções estruturais, anteriormente, quando novos presidentes assumiram ou estavam prestes a assumir o cargo. Em 1994, por exemplo, Itamar Franco determinou a realização de uma reforma no local antes do imóvel ser ocupado por Fernando Henrique Cardoso.

Em 2004, quando o primeiro governo Lula estava quase chegando na metade, a residência oficial passou por amplas mudanças que incluíram a instalação de ar-condicionado, recuperação de pisos, reforma de copas e banheiros, pintura, impermeabilização e modernização dos elevadores. A reforma foi orçada em R$ 16 milhões.

Além de reclamar da estrutura, Janja também se queixou por motivos que poderiam ser classificados como irrisórios. Um desses exemplos foi uma estátua que teria sido deixada no chão, algo completamente normal se considerarmos que móveis e decorações são mudados de lugar com certa frequência em qualquer residência.

– O que a gente percebe é que não teve cuidado, manutenção. Os pés dos móveis que são de latão não estão polidos. Eu e o presidente Lula resolvemos que a gente só vai mudar para cá quando tivermos um inventário completo do que tem aqui dentro, como foi entregue pra gente – disse Janja à Globo.

Além disso, por ser um edifício público e receber uma grande quantidade de pessoas ao longo de cada governo, não é difícil pensar que o Palácio da Alvorada sofra com desgastes como tapetes puídos e poltronas rasgadas. Em um âmbito geral, mesmo no conteúdo mostrado pela reportagem, o edifício parece em um estado de conservação que pode ser classificado como normal.

A reportagem com Janja exibida na TV Globo e na GloboNews foi a segunda aparição dela em veículos do Grupo Globo após a eleição de Lula. A primeira participação da primeira-dama em reportagens do conglomerado de mídia foi em novembro, em uma entrevista concedida ao Fantástico.

Leia também1 Ana Moser, ministra do Esporte, defende inclusão de atletas trans
2 Posse de ministro condenado é criticada por ONG anticorrupção
3 Portaria de Flávio Dino pode retirar Torres do governo do DF
4 Governo Lula procura Interpol e EUA para extraditar Allan
5 Jogador da NFL que teve parada cardíaca se comunica por escrito

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.