Leia também:
X Moraes autoriza transferência de militares presos por “golpe”

Janaina: “Situação de Bolsonaro com a Justiça não é nada fácil”

Ex-deputada relacionou como ex-presidente deveria se defender de acusações

Monique Mello - 02/12/2024 17h38 | atualizado em 02/12/2024 18h31

Janaína Paschoal Foto: Pedro França/Agência Senado

A vereadora eleita por São Paulo, Janaina Paschoal (PP), declarou que a situação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “não é nada fácil”. A declaração foi feita nas redes socais neste domingo (1°).

Para a ex-deputada, o líder da direita tem que “assumir que todas as sandices que disse ao longo do mandato eram bravatas” para se defender da acusação de um suposto golpe de Estado.

– Para se defender da acusação de golpe, ele precisará assumir que todas as sandices que disse ao longo do mandato eram bravatas e que nunca pretendeu se valer da interpretação ampliada do artigo 142; vai precisar confessar que fugiu para os EUA, quando a ideia ficou maior que a personagem – escreveu.

– O problema é que, ao assim proceder, escapará da condenação da Justiça, mas será desmascarado diante de seus adoradores – continuou a advogada.

Janaina disse ainda que Bolsonaro “sempre gostou de vida boa” e “jamais encararia aqueles planos mirabolantes criados por crença nas xaropadas que ele entoava para ganhar like”.

Em relação à Procuradoria-Geral da República, Janaina acredita que o órgão terá que pedir mais diligências antes de oferecer denúncia, pois ela não vislumbra responsabilidade penal a todos os indiciados.

– O relatório da PF não chega a ser uma ficção, mas foi além do que pode ser considerado relevante penal. Vão precisar enxugar e focar – concluiu.

O procurador Paulo Gonet pode, ainda, decidir não seguir com a denúncia, determinando o arquivamento do caso. Dessa forma, os indiciados voltam a não ter implicações penais, já que não foram formalmente acusados de nenhum crime referente a essa investigação.

Se uma denúncia for enviada pela PGR ao Supremo, a Corte poderá acatar ou não a manifestação. Caso seja aceita, os denunciados se tornam réus e serão julgados pelo Judiciário.

Além de Bolsonaro, mais 36 pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal por tentativa de um suposto golpe de Estado.

Leia também1 Janaina Paschoal analisa suposto plano de golpe e descarta crime
2 Janaina Paschoal culpa Braga Netto por derrota de Bolsonaro
3 Paschoal: "Não houve tentativa de homicídio contra Lula"
4 Michelle rebate colunista do jornal O Globo: "Fonte furada"
5 STF deverá manter relatoria de Moraes em ação onde ele é vítima

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.