Leia também:
X Grupo de auditores fiscais faz denúncia contra o STF

Janaina adiciona outro motivo para impeachment de Toffoli

Membros do Ministério Público também apoiaram o pedido

Pedro Ramos - 20/11/2019 17h03 | atualizado em 20/11/2019 17h14

Janaina Paschoal Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom

Nesta quarta-feira (20), a deputada estadual Janaina Paschoal (PSL-SP) e membros do Ministério Público adicionaram em seu pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, mais um motivo para que ele saia da Corte.

O documento afirma que houve crime “a partir do momento que determinou o envio de dados sigilosos de 600 mil pessoas físicas e jurídicas”. Eles se referem ao pedido de dados financeiros de mais de 600 mil pessoas para o STF. A decisão foi revogada pelo próprio ministro na última segunda-feira (18).

Também de acordo com Janaina e os membros do Ministério Público, “independentemente do resultado, o denunciado (Dias Toffoli), ao quebrar o sigilo financeiro sem a observância da lei, procedeu de modo ilícito, o que tipifica conduta incompatível com a dignidade de suas funções, com a agravante de que decidiu em feito para o qual deveria dar-se por suspeito, porque tinha interesse pessoal direto e indireto”. O documento foi enviado ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Assinaram o documento além de Janaina, Flávio César de Almeida Santons, Silvio Miranda Munhoz e Hamilton Carneiro Júnior, todos membros do Ministério Público.

 

Leia também1 Grupo de auditores fiscais faz denúncia contra o STF
2 Após convulsão no plenário, Kajuru segue internado
3 Bolsonaro convoca boicote à Folha de S. Paulo: "Jornaleco"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.