Jair Bolsonaro vence em todos os cenários em 2022, diz pesquisa

Presidente mantém liderança para as eleições do ano que vem

Pleno.News
Presidente Jair Bolsonaro vence em todos os cenários possíveis em 2022, diz pesquisa Foto: PR/Marcos Corrêa

Uma nova pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada na manhã desta sexta-feira (7), mostrou que o presidente Jair Bolsonaro continua liderando a corrida presidencial de 2022. Segundo o levantamento, embora o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteja crescendo, Bolsonaro é quem vence em todos os cenários possíveis.

A pesquisa indicou que Jair Bolsonaro vence em quatro cenários do primeiro turno, com percentuais que variam entre 32,7% e 34,5%. Já Lula, nos mesmos cenários, alcança percentuais de 29,3% a 30,2%.

Leia também

Entre os possíveis presidenciáveis estão os nomes de Ciro Gomes (PDT), do apresentador Luciano Huck, do ex-ministro Sergio Moro, do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), de João Amoêdo (Novo), do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, do senador Tasso Jereissati (CE-PSDB), do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM) e do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). No entanto, somente Lula e Bolsonaro aparecem com mais de 8% das intenções de voto no primeiro turno.

SEGUNDO TURNO
Já nas projeções para o segundo, a campanha fica entre Bolsonaro e Lula. Atualmente, o atual presidente aparece com 42,5% das intenções de voto, enquanto o petista fica atrás, com 39,8%.

De acordo com Paraná Pesquisas, apesar de se manter na frente, a diferença entre Bolsonaro e Lula tem diminuído nos últimos meses.

Já contra Ciro Gomes, que tenta se colocar como a chamada “terceira via”, Lula sai na frente com mais de 10 pontos de vantagem: 38,6% contra 28,1%.

Ciro também seria derrotado por Bolsonaro, por 43,4% a 35,3%.

Já na projeção entre Lula e Doria, o petista ganharia com folga, com 41,5% dos votos, enquanto o governador de São Paulo ficaria com 23,9% da preferência. A diferença fica ainda maior quando Doria tenta enfrentar Bolsonaro, que ganha com 42,6% contra 31,3% do tucano.

Apesar de conseguir ganhar algum apoio, Doria ainda se mantém distante dos principais concorrentes.

O Instituto Paraná Pesquisas entrevistou, via telefone, 2.010 eleitores, entre os dias 30 de abril e 4 de maio de 2021. Foram ouvidas pessoas maiores de 16 anos, em 198 municípios dos 26 estados do país, além do Distrito Federal. O grau de confiança é de 95%, e a margem de erro é de 2%.

Mais Lidas