Leia também:
X Covid-19: Doria é vacinado com a CoronaVac em São Paulo

Jair Bolsonaro vence em todos os cenários em 2022, diz pesquisa

Presidente mantém liderança para as eleições do ano que vem

Gabriela Doria - 07/05/2021 17h11 | atualizado em 07/05/2021 18h11

Presidente Jair Bolsonaro vence em todos os cenários possíveis em 2022, diz pesquisa Foto: PR/Marcos Corrêa

Uma nova pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada na manhã desta sexta-feira (7), mostrou que o presidente Jair Bolsonaro continua liderando a corrida presidencial de 2022. Segundo o levantamento, embora o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteja crescendo, Bolsonaro é quem vence em todos os cenários possíveis.

A pesquisa indicou que Jair Bolsonaro vence em quatro cenários do primeiro turno, com percentuais que variam entre 32,7% e 34,5%. Já Lula, nos mesmos cenários, alcança percentuais de 29,3% a 30,2%.

Entre os possíveis presidenciáveis estão os nomes de Ciro Gomes (PDT), do apresentador Luciano Huck, do ex-ministro Sergio Moro, do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), de João Amoêdo (Novo), do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, do senador Tasso Jereissati (CE-PSDB), do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM) e do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). No entanto, somente Lula e Bolsonaro aparecem com mais de 8% das intenções de voto no primeiro turno.

SEGUNDO TURNO
Já nas projeções para o segundo, a campanha fica entre Bolsonaro e Lula. Atualmente, o atual presidente aparece com 42,5% das intenções de voto, enquanto o petista fica atrás, com 39,8%.

De acordo com Paraná Pesquisas, apesar de se manter na frente, a diferença entre Bolsonaro e Lula tem diminuído nos últimos meses.

Já contra Ciro Gomes, que tenta se colocar como a chamada “terceira via”, Lula sai na frente com mais de 10 pontos de vantagem: 38,6% contra 28,1%.

Ciro também seria derrotado por Bolsonaro, por 43,4% a 35,3%.

Já na projeção entre Lula e Doria, o petista ganharia com folga, com 41,5% dos votos, enquanto o governador de São Paulo ficaria com 23,9% da preferência. A diferença fica ainda maior quando Doria tenta enfrentar Bolsonaro, que ganha com 42,6% contra 31,3% do tucano.

Apesar de conseguir ganhar algum apoio, Doria ainda se mantém distante dos principais concorrentes.

O Instituto Paraná Pesquisas entrevistou, via telefone, 2.010 eleitores, entre os dias 30 de abril e 4 de maio de 2021. Foram ouvidas pessoas maiores de 16 anos, em 198 municípios dos 26 estados do país, além do Distrito Federal. O grau de confiança é de 95%, e a margem de erro é de 2%.

Leia também1 Sergio Moro não concorrerá às eleições em 2022, diz revista
2 Covid-19: Doria é vacinado com a CoronaVac em São Paulo
3 Governador de SC escapa de impeachment pela 2ª vez
4 Líder bolsonarista na Alerj faz moção de louvor à Polícia Civil
5 Supremo inicia julgamento sobre realização do Censo 2021

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.