Leia também:
X Vídeo: PF arromba portão em investigação da Lava Jato

Jair Bolsonaro se reunirá com presidente do Paraguai

Encontro será na hidrelétrica de Itaipu, na próxima terça-feira

Jade Nunes - 22/02/2019 13h35 | atualizado em 22/02/2019 15h46

Jair Bolsonaro encontrará Mario Abdo Benítez Foto: Presidência da República/Alan Santos

Jair Bolsonaro se encontrará com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, na próxima terça-feira (26), na represa de Itaipu, compartilhada por ambos os países. Em 2023, as duas nações precisarão abordar a renegociação do tratado que fixa as condições de exploração da hidrelétrica.

O chanceler paraguaio Luis Alberto Castiglioni disse nesta sexta-feira que a reunião acontecerá na posse de Joaquim Silva e Lua como novo diretor do lado brasileiro da central.

Castiglioni afirmou que Bolsonaro convidou Abdo Benítez “para que o honre com sua presença, também participando desse evento e o presidente aceitou o convite”.

O chanceler fez essas declarações no aeroporto internacional de Assunção, antes que se dirigisse, junto com Abdo Benítez, à cidade colombiana de Cúcuta para fazer parte da entrega de ajuda humanitária à Venezuela.

O Paraguai terá que negociar o anexo C do tratado da hidrelétrica e decidir o que fará com os 50% da energia gerada pela represa que lhe corresponde e cujos excedentes, até esse ano, devia vender ao Brasil a preço de custo.

A Itaipu Binacional foi criada em 17 de maio de 1974 para administrar sua construção, começando a funcionar dez anos depois, em 1984.

Abdo Benítez também pretende revalidar com Bolsonaro o acordo ao qual chegou com o ex-presidente Michel Temer em dezembro do ano passado, sobre a construção de duas novas pontes internacionais entre o Paraguai e o Brasil, que serão financiadas pela Itaipu.

Os dois governos também estão à espera de resolver o pedido do Paraguai ao Brasil para que revogue o status de refugiados políticos de três ativistas de esquerda, indiciados no país pelo suposto sequestro, em 2001, da nora do ex-ministro da Fazenda, Enzo Debernardi.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Desembargador decreta fim de acampamento Lula Livre
2 Senado: Corregedoria tem um suspeito de votar duas vezes
3 "Desafio alguém a definir um discurso homofóbico"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.