Leia também:
X Mandetta “prevê” megaepidemia de Covid-19 no Brasil em 60 dias

Jair Bolsonaro se reunirá com o presidente do Uruguai

Encontro acontecerá na próxima quarta-feira

Pleno.News - 28/01/2021 15h43 | atualizado em 28/01/2021 17h30

Presidente Jair Bolsonaro Foto: PR/Alan Santos

O presidente Jair Bolsonaro se reunirá no Brasil, na próxima quarta-feira (3), com o presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou. O encontro marcará a primeira viagem internacional do uruguaio após ter tomado posse em 1º de março do ano passado.

A informação foi confirmada pela Agência EFE, nesta quinta-feira (28), junto a fontes oficiais. Os dois chefes de Estado e os respectivos ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo e Francisco Bustillo, almoçarão no Palácio da Alvorada, em Brasília.

Ainda não foram dadas mais informações da agenda dos governantes na data.

A viagem de Lacalle Pou durará apenas um dia, já que a ida dele ao Brasil e a volta para o Uruguai ocorrerão na próxima quarta-feira.

Sobre o encontro entre os líderes e os chanceleres dos dois países, o jornal uruguaio El Pais indicou que a expectativa é que aconteçam avanços “no relacionamento bilateral”.

Desde 13 de março de 2020, quando foi declarada emergência no Uruguai por conta dos primeiros casos de infecção pelo novo coronavírus, a fronteira com o Brasil tem sido um dos principais problemas para o país vizinho, já que cidades como Rivera e Chuy mantêm cotidiano binacional com Santana do Livramento e Chuí, no Rio Grande do Sul.

O departamento de Rivera, cuja capital é o município homônimo, segue em zona vermelha de risco epidemiológico, segundo o critério estabelecido pela universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e deverá ser alvo de cuidado especial, durante a abertura de fronteiras anunciada ontem pelo governo uruguaio.

A partir desta segunda-feira, será permitida a entrada no país de cidadãos locais e de estrangeiros residentes, o que está suspenso desde 21 de dezembro.

POLÍTICA INTERNACIONAL
Além dos assuntos relacionados à pandemia, também deverão estar na mesa dos mandatários do Brasil e do Uruguai assuntos como os tratados comerciais, já que os dois países integram o Mercosul e vêm defendendo uma visão de modernização e funcionalidade do bloco.

No mês passado, os uruguaios passaram a presidência “pro tempore” (rotativa) do Mercosul para a Argentina, durante uma cúpula realizada de maneira remota. Em julho, será a vez do Brasil assumir a liderança do bloco comunitário.

*Com informações da Agência EFE

Leia também1 Bolsonaro critica confinamento: "Nos leva para a miséria"
2 Convenção Batista diz não ter participação em impeachment
3 Bolsonaro quer fibra óptica em 99% dos municípios até 2025
4 Bolsonaro lidera pesquisa para Presidência em 2022, diz Atlas
5 Bolsonaro quer relação pacífica com novo presidente da Câmara

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.