Leia também:
X Contador ligado a Lula é suspeito de lavar R$ 16 milhões em loteria com PCC

Jair Bolsonaro critica possível reajuste da Petrobras: “Maldade”

Para o presidente, reajuste dos combustíveis agora teria "interesse político para atingir o governo federal"

Henrique Gimenes - 16/06/2022 19h43 | atualizado em 17/06/2022 09h10

Presidente Jair Bolsonaro em sua live semanal Foto: Reprodução/Print de vídeo publicado por Bolsonaro nas redes sociais

Nesta quinta-feira (16), em sua tradicional live pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro criticou um possível reajuste do preços dos combustíveis por parte da Petrobras. Para ele, a medida é uma “maldade” e tem “interesse político da Petrobras para atingir o governo federal”.

O conselho de administração da empresa se reuniu na tarde desta quinta. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, os conselheiros autorizaram a empresa a anunciar um reajuste nos combustíveis nesta sexta-feira (17). Segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicaom), na comparação com os preços internacionais, a defasagem do diesel chega a 18% e a da gasolina chega a 14%.

O último reajuste promovido pela Petrobras ocorreu em 9 de maio. Na ocasião, apenas o diesel sofreu o aumento, que subiu 8,9% nas refinarias. Já a gasolina foi reajustada em março, pouco depois do início da Guerra na Ucrânia. Na época, o preço subiu 18,7%.

– A gente espera que a Petrobras não faça essa maldade com o povo brasileiro (…). A Petrobras está rachando de ganhar dinheiro. O diesel está lá em cima em função de impostos e também do preço cobrado pela Petrobras. Quanto mais o povo está sofrendo, mais felizes estão os diretores e o presidente da Petrobras (…). Não precisa, quando aumenta o petróleo lá fora, não precisa imediatamente reajustar os preços. Tem um prazo de vários meses para reajustar – apontou.

Bolsonaro também criticou os diretores e o presidente da empresa no reajuste de combustíveis.

– Há um interesse enorme dos minoritários. Há um interesse enorme que não consigo explicar, porque o presidente da Petrobras e os diretores têm essa sanha de aumentar o preço dos combustíveis (…). A Petrobras tem dado sinalização que vai reajuste o preço dos combustíveis. Só espero que não aconteça – ressaltou.

Ele então falou sobre o projeto de lei que estabelece um teto para o ICMS e disse esperar que a aumento não ocorra antes dos últimos acertos sobre a medida.

– Eu só posso entender que um reajuste da Petrobras agora seria um interesse político para atingir o governo federal. Espero que a Petrobras não ajuste os combustíveis, porque acertamos a questão da redução dos preços – destacou.

Leia também1 ICMS: Bolsonaro vai ao STF para suspender leis estaduais
2 Câmara aprova e "teto do ICMS" segue para sanção de Bolsonaro
3 Câmara aprova PL que define "teto" para ICMS de combustíveis
4 Câmara deve votar projeto de "teto" do ICMS nesta terça-feira
5 Saiba como votou cada senador na definição do teto do ICMS

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.