Leia também:
X PSOL quer barrar domicílio eleitoral de Tarcísio em SP

Jair Bolsonaro chama Edson Fachin de “advogado do MST”

Presidente voltou a fazer críticas ao atual presidente do TSE

Pleno.News - 08/06/2022 16h21 | atualizado em 08/06/2022 16h51

Presidente Jair Bolsonaro Foto: PR/Isac Nobrega

Em meio a mais um embate com o Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar o ministro Edson Fachin na manhã desta quarta-feira (8) durante um almoço com empresários no Rio de Janeiro. Bolsonaro chamou Fachin de advogado do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e de marxista-leninista.

– Fachin é marxista-leninista. Advogado do MST. Esse mesmo ministro, o Fachin, semana passada se reuniu com dezenas de embaixadores. Quem trata de política externa sou eu e o ministro Carlos França. Isso é um crime que ele fez – disse.

O presidente voltou a afirmar que não irá cumprir decisão do STF, em caso de aprovação do novo marco temporal sobre a demarcação de terras indígenas.

– Decisão do Supremo não se discute, se cumpre. É isso? Eu sou o capitão. E se eu chegar para o cabo na beira do abismo e disser: “Salte”. Eu tenho duas alternativas se passar isso aí [marco temporal]: Entrego as chaves para o Fux ou falo que não vou cumprir – disse.

Na terça (7), Bolsonaro disse que era do tempo em que decisões do Supremo eram cumpridas sem qualquer discussão, mas que atualmente não é mais. De acordo com ele, os ministros da Corte querem prejudicá-lo.

– Eu fui do tempo em que decisão do Supremo não se discute, se cumpre. Eu fui desse tempo. Não sou mais. Certas medidas saltam aos olhos dos leigos. É inacreditável. Querem prejudicar a mim e prejudicam o Brasil – apontou.

Ao falar sobre o processo eleitoral deste ano, Bolsonaro disse que espera que as eleições sejam “limpas e transparentes”, mas disse que “duvida” de quem está “por trás das máquinas”, em referência à urna eletrônica.

– De máquina, eu não duvido. Mas de quem está atrás da máquina, eu posso duvidar. Todos nós queremos eleições limpas e transparentes – completou.

*AE

Leia também1 Terremoto de magnitude 6,5 atinge a Região Norte do Brasil
2 Primeiro caso de varíola dos macacos é confirmado no Brasil
3 Jair Bolsonaro e Joe Biden vão conversar sobre clima e eleições
4 Assédio: Aluna é fotografada ao usar banheiro da UnB
5 Lula volta a defender "regulação da mídia" feita pelo povo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.