Leia também:
X Após vistorias, STF descarta suspeita de granadas letais

Interventor foi líder da UNE e trouxe Fidel Castro ao Brasil

Ricardo Cappelli foi escolhido pelo presidente para atuar como interventor federal após invasão à Praça dos Três Poderes

Thamirys Andrade - 09/01/2023 17h04 | atualizado em 09/01/2023 18h37

Ricardo Cappelli Foto: Reprodução / Youtube / Programa Algo Mais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, neste domingo (8), o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, como seu interventor no Distrito Federal. A escolha se deu após as manifestações contra o petista tomarem proporções inesperadas e culminarem na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.

Formado em jornalismo, Cappelli é o homem de confiança do ministro da Justiça, Flávio Dino. Ele foi responsável pela área de Comunicação durante o mais recente mandato de Dino como governador, no Maranhão. Ele ainda liderou o gabinete de representação do Maranhão em Brasília.

De acordo com informações da Folha de S.Paulo, Cappelli foi presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) entre os anos de 1997 a 1999. Durante sua gestão na entidade, ele chegou a trazer o ditador de Cuba, Fidel Castro, para Belo Horizonte, a fim de que ele participasse do 46º Congresso da UNE.

No início do primeiro mandato de Lula, em 2003, Cappelli atuou como diretor do Departamento de Esporte Universitário do Ministério do Esporte. Dois anos depois, foi nomeado secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social. Em 2009, retornou ao Ministério do Esporte e fez uma pós-graduação em Administração Pública pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Cappelli foi filiado ao PCdoB (Partido Comunista do Brasil) por 20 anos de sua vida, tendo se desvinculado da sigla no ano de 2021, junto de seu aliado político, Flávio Dino.

Leia também1 Michelle fala sobre estado de saúde de Bolsonaro: “Em oração”
2 Ex-BBB esteve presente nos atos na Praça dos Três Poderes
3 Ex-ministro isenta Bolsonaro e culpa STF por voltar com Lula
4 Tarcísio confirma participação na reunião com Lula em Brasília
5 Manifestantes levam cópia da Constituição em invasão no DF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.