Interessado, Pacheco aguarda Câmara votar MP dos Ministérios
Para ajudar governo, presidente do Senado promete levar votação noite adentro
Pleno.News - 31/05/2023 21h10 | atualizado em 01/06/2023 11h35

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), suspendeu, no início da noite desta quarta-feira (31), a sessão do Senado para aguardar votação da Medida Provisória (MP) 1.154/2023, que trata da estruturação dos ministérios do governo Lula.
A sessão deverá ser retomada após a votação na Câmara. Pacheco prometeu, se necessário, realizar votação noite adentro a MP, que, segundo ele, “é o DNA, é a essência do atual governo”.
No entanto, mais cedo, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), colocou em dúvida a votação da medida ainda nesta quarta, ao criticar a falta de articulação do governo federal. Segundo Lira, há uma “insatisfação generalizada” dos deputados federais com o governo.
– Não há achaque, não há pedidos, não há novas ações, o que há é uma insatisfação generalizada dos deputados e, talvez, dos senadores com a falta de articulação do governo, e não de um ou outro ministro – disse em entrevista à imprensa.
Lira afirmou ainda que a Câmara não deve ser responsabilizada por uma possível não aprovação da MP.
– Se hoje o resultado não for de aprovação ou votação da Medida Provisória, não deverá a Câmara ser responsável pela falta de organização política do governo – disse.
Lira terá uma reunião com os líderes dos partidos e bancadas para avaliar se a MP deve ser colocada na pauta de votação desta quarta.
– Vamos conversar com os líderes e sentir com os líderes se a Câmara dará mais uma vez crédito ao governo. Quem está votando as matérias de governo são, pasmem, os partidos de oposição e os independentes. Não temos, penso os partidos, essa obrigação política. Não é uma matéria de vida ou morte para o país. É uma matéria de organização do governo.
A MP precisa ser votada até quinta-feira (1º) ou perderá a validade.
*Agência Brasil
Leia também1 Lira critica articulação política do governo ante à votação da MP
2 Recorde: Lula libera R$ 1,7 bilhão em emendas para o Congresso
3 PL fechou questão no Congresso contra MP dos Ministérios
4 Governo fracassa na articulação e Lula clama por solução a Lira
5 Governo Lula tem 7 MPs que perdem a validade nesta semana