Leia também:
X Após briga, Nikolas diz que foi seguido por Ana no aeroporto

Iniciativa criará sinais em Libras para nomes do conservadorismo

Ação partiu do gabinete do deputado distrital Thiago Manzoni

Natalia Lopes - 10/03/2023 17h56 | atualizado em 10/03/2023 18h20

Vânia Rocha, Thiago Manzoni e Messias Costa Foto: Divulgação

Uma das bandeiras do deputado distrital Thiago Manzoni (PL-DF) é a inclusão de surdos e o seu gabinete conta com uma intérprete de Libras, Vânia Rocha. Visando beneficiar toda a comunidade, um grupo de trabalho foi firmado para a criação de um glossário de nomes e termos do conservadorismo.

A necessidade foi sentida durante o planejamento de divulgação do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Pagador de Impostos e da Liberdade Econômica da Câmara Legislativa, liderada pelo parlamentar. Na ocasião, descobriu-se que, Margaret Thatcher, primeira-ministra da Europa e símbolo da luta pela liberdade econômica, não tinha um sinal que a identificasse na comunidade surda.

A fim de sanar a ausência de sinais para personalidades do conservadorismo, a intérprete Vânia Rocha realizou uma reunião com autoridades da comunidade surda, nesta quinta-feira (9). O professor adjunto de Libras da UNB, Messias Ramos Costa, a doutora na área de educação pela UFSC, Karin Strobel e o doutor em estudos da tradução pela UFSC, atuante como professor no Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES, Nelson Pimenta, concordaram em fazer parte do grupo de forma voluntária. Também comporá o grupo de trabalho, o mestre em educação, Fabiano Guimarães, que foi intérprete do ex-presidente Bolsonaro.

Vânia Costa em reunião com o grupo de trabalho Foto: Divulgação

O foco do grupo de trabalho será a criação de sinais, para que os conceitos do conservadorismo sejam compreendidos, também em Libras. Será um trabalho de inclusão, no qual os surdos poderão se inserir e participar do debate político.

– Nós temos grandes expoentes do conservadorismo e do liberalismo, como Margaret Thatcher, Roger Scruton, Winston Churchill e outros. Então, esse trabalho tem uma grande relevância, porque apresentará essas personalidades aos surdos e a importância desse trabalho vai para além do conservadorismo – explicou o deputado Manzoni.

Durante a reunião, Vânia contou que ficou surpresa ao descobrir que Margaret Thatcher, protagonista da liberdade econômica, não tinha um sinal próprio.

– Mesmo na Inglaterra, país de Margaret Thatcher, não existe o sinal do nome dela, pois conversei com uma pessoa da comunidade surda de lá, e eles desconhecem o sinal. Eles fazem datilologia [soletração] para se referir à Thatcher – explicou Vânia.

Leia também1 Leniência de Lula com ditador Ortega divide base do governo
2 Frente Parlamentar Evangélica do Senado já tem 15 assinaturas
3 Vereadora morta completaria 27 anos nesta sexta-feira
4 STF tem maioria para manter decretos antiarmas de Lula
5 Ex-BBB Ana Paula e Nikolas Ferreira discutem durante voo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.